Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Vanessa Cristina Sousa-
dc.date.accessioned2021-07-26T19:34:34Z-
dc.date.available2021-07-12-
dc.date.available2021-07-26T19:34:34Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20505-
dc.description.abstractThis research aims to understand the reality and challenges faced by professors in the face of the Covid-19 pandemic scenario. The coronavirus spread around the world, not choosing its victims, it just spread quickly and made the entire planet stop in an attempt to reduce the damage. In the midst of this world-class catastrophe, education has also suffered the consequences, with the doors of schools and universities closed, as a security measure, in an attempt not to spread the virus further and put lives at greater risk. Within this context, the general objective of this research is to analyze the reality and challenges faced by professorsin the face of the Covid-19 pandemic scenario. In order to have a better theoretical basis for the research, official documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education (BRASIL, 1996) and authors such as Libâneo (1994, 2006), Boaventura Santos (2020),Passini et al (2020) were used , between others. This is a qualitative research, which sought to answer the following research questions: How were teachers at a public school in the interior of Paraíba able to adapt their classes to the context of the new coronavirus pandemic? What are the biggest challenges and discoveries in face of this new reality? The methodology consisted, firstly, in a bibliographical research, followed by a field research, interviewing teachers from a public school in the interior of Paraíba. After analyzing the data obtained, it was possible to verify that the changes that occurred during this period were great. We found that, despite the challenges, there were positive points, such as learning new technologies and a closer relationship with the students' families. Despite the difficulties, the return to in-personclasses still divides opinions and at the moment, the greatest concern is with everyone's healthand well-being.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-26T19:34:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCSL12072021.pdf: 723164 bytes, checksum: da38a02f9e664d4e9de79dba9dd4ee4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T19:34:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCSL12072021.pdf: 723164 bytes, checksum: da38a02f9e664d4e9de79dba9dd4ee4e (MD5) Previous issue date: 2021-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAnálise da educação em tempos de pandemia na visão dos docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo compreender a realidade e os desafios enfrentados pelos docentes diante do cenário de pandemia do Covid-19. O coronavírus se propagou em todo mundo, não escolhendo suas vítimas, apenas se alastrou de forma rápida e fez com que todo o planeta parasse na tentativa de diminuir os estragos. Em meio a essa catástrofe de nível mundial, a educação também sofreu as consequências, tendo as portas das escolas e universidades fechadas, por medida de segurança, na tentativa de não alastrar ainda mais o vírus e de colocar vidas em maior risco. Dentro desse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar a realidade e os desafios enfrentados pelos docentes diante do cenário de pandemia do Covid-19. A fim de ter um melhor embasamento teórico da pesquisa foram utilizados documentos oficias como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996)e autores como Libâneo (1994, 2006), Boaventura Santos (2020), Passini et al (2020), entre outros. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, que buscou responder as seguintes perguntas de pesquisa: Como os docentes de uma escola pública do interior paraibano conseguiram adaptar suas aulas diante do contexto da Pandemia do novo coronavírus? Quais os maiores desafios e descobertas diante desta nova realidade?A metodologia consistiu em primeiro lugar, fazer uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, entrevistando docentes de uma escola pública no interior da Paraíba. Após analisar os dados obtidos foi possível verificar que grandes foram as mudanças que ocorreram durante esse período. Verificamos que, apesar dos desafios, houve pontos positivos, como a aprendizagem de novas tecnologias e uma maior aproximação da família dos alunos. Apesar das dificuldades, a volta as aulas presenciais ainda divide opiniões e no momento, a preocupação maior é com a saúde e o bem-estar de todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCSL12072021.pdf706,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons