Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel, Emanoela da Guia Davi Gomes-
dc.date.accessioned2021-07-26T19:53:00Z-
dc.date.available2021-07-12-
dc.date.available2021-07-26T19:53:00Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20506-
dc.description.abstractThe reflection carried out in this study is about reading in Kindergarten and its challenges through remote learning, in times of Pandemic of Covid 19, focusing on the educational environment, also seeking to reflect on the experiences of the institution's professionals in their practices of reading in particular, for the first stage of the early years of Basic Education. This research will have as a general objective to analyze the teaching practices through activities to encourage the formation of reading children, in early childhood education, even if remotely. To better support the study, we will use the research in the context of investigation, qualitative and bibliographical, and also the methodological resource of interviewing professionals in early childhood education, in a municipal school in Lucena, in the state of Paraíba. We seek to analyze the teaching practice and the gap with regard to reading in the classroom of Pre I, II, III, IV, enabling reflection and debate on the fundamental role of reading since the beginning of Basic Education. We take as a basis some theorists and their reflections on development and learning, such as Piaget (1996), Vygotsky (1984), Solé (1998), Neves & Corsino (2017), Amorim and Farago (2015), Armadilha and Silva (2016 ), Pereira (2017), Castrillon (2011), Ferreiro & Teberosky (1999), Lazzarin (2017), Coelho (2015), Duarte (2004), Santos, Silva, Gomes & Fernandes (2020), Salles & Freitas (2010) , Silva (2003), Dinorah (1996). Likewise, we analyzed documents from the Ministry of Education (MEC), such as the Common National Curriculum Base (BNCC, 2017) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. (DCNS, 2010) the National Curriculum Parameters of Quality for Early Childhood Education (2006, reissued in 2018), PISA (2018), IDEB Paraíba, (2019). Thus, we recognize the contextualized importance of reading at school, more precisely in Early Childhood Education in Remote Education in the municipality of Lucena PB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-26T19:53:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EGDGP12072021.pdf: 950293 bytes, checksum: 203823c7da50c3212f8fce52eb07f588 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T19:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EGDGP12072021.pdf: 950293 bytes, checksum: 203823c7da50c3212f8fce52eb07f588 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA leitura na educação infantil: desafios do ensino remoto no município de Lucena-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Limeira, Aline de Morais-
dc.description.resumoA reflexão realizada neste estudo é acerca da leitura na Educação Infantil e os seus desafios através do ensino remoto, em tempos de Pandemia da Covid 19, tendo como foco o ambiente educacional, buscando também refletir sobre as experiências dos profissionais da instituição nas suas práticas de leitura em especial, para a primeira etapa dos anos iniciais da Educação Básica. Essa pesquisa terá como objetivo geral analisar as práticas docentes mediante as atividades de incentivo a formação de crianças leitoras, na educação infantil, mesmo que sendo de forma remota. Para melhor embasar o estudo faremos uso da pesquisa no contexto de investigação, qualitativa e bibliográfica, e também do recurso metodológico da entrevista com profissionais da educação infantil, em uma escola municipal de Lucena, no estado da Paraíba. Buscamos analisar a prática docente e a defasagem no que se refere à leitura em sala dos Pré I, II, III, IV, possibilitando a reflexão e o debate sobre o papel fundamental da leitura desde o início da Educação Básica. Tomamos como base alguns teóricos e suas reflexões acerca do desenvolvimento e aprendizagem, tais como Piaget (1996), Vygotsky (1984), Solé (1998), Neves & Corsino (2017), Amorim e Farago (2015), Armadilha e Silva (2016), Pereira (2017), Castrillon (2011), Ferreiro &Teberosky (1999), Lazzarin (2017), Coelho (2015), Duarte (2004), Santos, Silva, Gomes & Fernandes (2020), Salles & Freitas (2010), Silva (2003), Dinorah (1996). Da mesma forma, analisamos documentos do Ministério da Educação (MEC), como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (DCNS, 2010) os Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006, reeditado em 2018), PISA (2018), IDEB Paraíba, (2019). Assim, reconhecemos a importância contextualizada da leitura na escola, mais precisamente na Educação Infantil no Ensino Remoto no município de Lucena PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EGDGP12072021.pdf928,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons