Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20512Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | BARBOSA, TIAGO SOARES | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-27T02:07:24Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-27T02:07:24Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20512 | - |
| dc.description.abstract | This paper aims at proposing an analysis of some English language activities based on the comic strip genre in an English textbook of the sixth year of elementary school and to verify how these activities deal with the reading comprehension of this language in the context of teaching and learning English in public schools. To support this paper, the studies of Aguiar (2012), André (2012), Bakhtin (1992), Bezerra (2017), Costa (2008), Day and Park (2005), Garinger (2002), Marcuschi (2002), Ramos (2012) and Tílio (2012), among others, were used as a theoretical – methodological framework. The research methodology adopted is part of the qualitative research paradigm. After analyzing and discussing the data obtained, the research demonstrated that the comic strip genre not only serves as a scaffolding between the student and the target language to be learnt through the activities based on the comic strip analyzed, but also found that the activities based on the comic strip analyzed permeate the fields of reading and interpretation, visual and critical literacies, thus revealing its multimodal aspect. Based on linguistic – discursive elements, the activities seem to promote further learning rather than the genre itself. As for verifying how these activities deal with the reading comprehension of English in the context of teaching and learning in public schools, the study suggested that depending on how the statements and activities are formulated, presented and adapted by the teacher to his or her classes, the students will be able to develop learning comprehension skills that will contribute to a learning process with a communicative focus and approach of and in the target language. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-27T02:07:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BARBOSA, Tiago (2021) O gênero tirinha e o livro didático de língua inglesa.pdf: 1879449 bytes, checksum: c63f93ebef5453b271f4e60a97122b34 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-27T02:07:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BARBOSA, Tiago (2021) O gênero tirinha e o livro didático de língua inglesa.pdf: 1879449 bytes, checksum: c63f93ebef5453b271f4e60a97122b34 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | inglês | pt_BR |
| dc.subject | livro didático | pt_BR |
| dc.subject | tirinha | pt_BR |
| dc.subject | ensino | pt_BR |
| dc.title | O GÊNERO TIRINHA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ATIVIDADES BASEADAS EM COMIC STRIPS | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Barbara Cabral | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo propor uma análise de atividades de língua inglesa baseadas no gênero tirinha em um livro didático de inglês do sexto ano do ensino fundamental II e verificar de que maneira essas atividades trabalham a compreensão leitora dessa língua no contexto de ensino e aprendizagem de inglês nas escolas públicas. Para fundamentar este trabalho, os estudos de Aguiar (2012), André (2012), Bakhtin (1992), Bezerra (2017), Costa (2008), Day e Park (2005), Garinger (2002), Marcuschi (2002), Ramos (2012) e Tílio (2012), dentre outros, foram utilizados como arcabouço teórico – metodológico. A metodologia de pesquisa adotada se insere no paradigma qualitativo de investigação. Após a análise e a discussão dos dados obtidos,a pesquisa não só evidenciou que o gênero tirinha serve de andaime entre o estudante e a língua-alvo a ser aprendida por meio das atividades baseadas na tirinha analisada, como também constatou que as atividades baseadas no gênero analisado perpassam os campos de leitura e interpretação, letramentos visual e crítico, revelando o seu aspecto multimodal. Baseadas em elementos linguístico-discursivos, as atividades parecem promover mais a aprendizagem do que o gênero em si. Quanto a verificar de que maneira essas atividades trabalham a compreensão leitora de inglês no contexto de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, o estudo sugeriu que a depender da forma como os enunciados e atividades são elaborados, apresentados e adaptados pelo professor às suas turmas, os estudantes poderão desenvolver habilidades de compreensão leitora que contribuirão para uma aprendizagem com foco e abordagem comunicativos da e na língua-alvo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BARBOSA, Tiago (2021) O gênero tirinha e o livro didático de língua inglesa.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
