Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRABELO, JULIANA DANTAS-
dc.date.accessioned2021-07-27T13:25:48Z-
dc.date.available2021-07-27T13:25:48Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20520-
dc.description.abstractKate Chopin (1850 - 1904) was an American writer of great prestige who became acknowledged in the literary tradition, especially after the 1970s, for her feminist works, including books, short stories, poems, and essays. The present work analyses the relationship between the writer and Vogue, a magazine targeted at the female audience, in the late nineteenth century in the United States. Through previous research, it was possible to identify that the writer encountered numerous obstacles to publish her works, mostly short stories that she sent to periodicals managed and edited by men. Kate Chopin has become known for addressing in her work themes such as female freedom and sexuality and the oppression suffered by women in their marriages, to name a few examples. Thus, it is argued in this paper that Vogue contributed to the writer's literary trajectory by offering a space for the dissemination of her literary writings when most of them were rejected for publication by a publishing market that was marked by sexist traditions. The research carried out was bibliographical and considered the contributions of the Feminist Criticism, primarily the reflections raised by authors such as Annette Kolodny (1979), Joan Scott (1989), Janet Beer (1997), Lúcia Zolin (2003), Terry Eagleton (2006), among others. In summary, through the research, it was concluded that Vogue became a space of resistance for Kate Chopin because the writer found in this magazine an opening to convey her more radical writings for the standards of the time. Furthermore, the fact that Vogue published nineteen short stories by Kate Chopin reinforces this argument, indicating a convergence of interests and perspectives between the magazine and the writer.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-27T13:25:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RABELO, Juliana Dantas (2021) Kate Chopin e Vogue - Desafios e negociações no mercado editorial de revistas em fins do século XIX nos Estados Unidos.pdf: 1165159 bytes, checksum: 1aa67d0197164aaca0d11091b6980c8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T13:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RABELO, Juliana Dantas (2021) Kate Chopin e Vogue - Desafios e negociações no mercado editorial de revistas em fins do século XIX nos Estados Unidos.pdf: 1165159 bytes, checksum: 1aa67d0197164aaca0d11091b6980c8f (MD5) Previous issue date: 2021-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectKate Chopinpt_BR
dc.subjectVoguept_BR
dc.subjectMercado Editorialpt_BR
dc.titleKATE CHOPIN E VOGUE: DESAFIOS E NEGOCIAÇÕES NO MERCADO EDITORIAL DE REVISTAS EM FINS DO SÉCULO XIX NOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Renata Gonçalvez-
dc.description.resumoKate Chopin (1850 - 1904) foi uma escritora estadunidense de grande prestígio que se consagrou na tradição literária, sobretudo após a década de 1970, por sua obra de teor feminista que inclui livros, contos, poemas e ensaios. Este trabalho analisa a relação entre a referida escritora e a Vogue, revista direcionada ao público feminino, em fins do século XIX nos Estados Unidos. Por meio de pesquisas prévias, foi possível identificar que a escritora encontrou inúmeros obstáculos para publicar seus textos, em geral contos, quando os enviava a vários periódicos dirigidos e editados por homens. Kate Chopin se tornou conhecida por abordar em sua obra temas como liberdade e sexualidade feminina e a opressão sofrida por mulheres em seus casamentos, para citar alguns exemplos. Desta forma, argumenta-se, neste trabalho, que a Vogue contribuiu para a trajetória literária da escritora ao oferecer um espaço para a divulgação dos seus escritos literários quando grande parte deles foi rejeitada para publicação por um mercado editorial marcado por tradições sexistas. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica e levou em conta as contribuições da Crítica Feminista, sobretudo as reflexões realizadas por autores e autoras como Annette Kolodny (1979), Joan Scott (1989) Janet Beer (1997), Lúcia Zolin (2003), Terry Eagleton (2006), entre outros. A conclusão a que se chega é a de que a Vogue se converteu em um espaço de resistência para Kate Chopin, pois a escritora encontrou nesta revista abertura para veicular seus escritos mais radicais para os padrões da época. O que reforça essa ideia é o fato de a Vogue ter publicado dezenove contos de Kate Chopin, indicando uma convergência de interesses e perspectivas entre o periódico e a escritora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons