Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20522Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bezerra, Alane da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-27T14:30:04Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-14 | - |
| dc.date.available | 2021-07-27T14:30:04Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20522 | - |
| dc.description.abstract | The courseconclusionworktakes as ananalysisandreflection point thescenarioofthe Covid 19 pandemicand some issuesthatinvolveremoteteaching in earlychildhoodeducation, in particular, in thecityof Catolé do Rocha – PB. The adoptedmethodologyfitsintothe perspective of a qualitativeandquantitativeresearch, conductedfrom a bibliographicalandfieldstudy, in whichelevenearlychildhoodeducationteachersanswered a form/questionnaireon Google Formule, a meansbywhichnotonlywemetthedemandsof social distancing, as well as wewereableto continue thestudyproposedhere. The work continues tobesupportedbythetheoreticalreferencesof Cultural History, having in thefieldofHistoryofEducation a possiblespace for dialogue andproduction. Wehave as justificationtheneed, withintheeducationalfield, tounderstandandclarifytheimpacts, positive or negative, ofthemodalityofremoteeducationatthelevelofearlychildhoodeducation. In thissense, weraisethequestion: do remote classes in thecontextofthepandemicsatisfy, fromthe point ofviewofearlychildhoodeducationteachers in Catolé do Rocha, theparticularitiesofchildrenregardinglearning? In thesearch for answers, theobjectiveswereoutlined, namely: toapprehendhow classes in theremotemodelhaveprobablyimpactedthepedagogicalpracticeof some educationprofessionalsand, concomitantly, thedevelopmentofearlychildhoodeducation; todraw a historical overview oftheactionspromotedbythegovernmentnucleus – central, stateand municipal – that lead tothe debate ontheapplicabilityofremoteeducation in Brazil; to debate, after more than a yearofthe Covid-19 pandemic, what are themainchallengesfacedby some teachersworking in thecityof Catolé do Rocha – PB, regardingthe new formatproposedandimplemented for earlychildhoodeducation classes. Weintendwiththisworktocontributeto a HistoryofEducationofthepresent time, withearlychildhoodeducation, remoteteachingandteachersbeingthemainelementoftheresearch. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-27T14:30:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASB14072021.pdf: 904005 bytes, checksum: 8aa5a5644acf9549f1778afaf39c09d1 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-27T14:30:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASB14072021.pdf: 904005 bytes, checksum: 8aa5a5644acf9549f1778afaf39c09d1 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia - Covid-19 | pt_BR |
| dc.title | A educação infantil e o ensino remoto frente à pandemia Covid-19: desafios enfrentados por professoras em Catolé do Rocha - PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Miranda, Itacyara Viana | - |
| dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso toma como análise e ponto de reflexão o cenário da pandemia de Covid-19 e algumas questões que envolvem o ensino remoto na educação infantil, em particular,na cidade de Catolé do Rocha – PB. A metodologia adotada enquadra-se na perspectiva de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, conduzida a partir de um estudo bibliográfico e de campo, no qual onze professoras da educação infantil responderam a um formulário/questionário no Google Formule, meio pelo qual não só atendemos as exigências de distanciamento social, bem como pudemos dar continuidade ao estudo aqui proposto. O trabalho segue amparado nos referenciais teóricos da História Cultural, tendo no campo da História da Educação um espaço possível de diálogo e produção. Temos como justificativa a necessidade, no âmbito do campo educacional, de entender e esclarecer os impactos, positivos ou negativos, da modalidade de ensino remoto no nível da educação infantil. Nesse sentido, suscitamos o questionamento: as aulas remotas no contexto da pandemia satisfazem, do ponto de vista das professoras da educação infantil de Catolé do Rocha, as particularidades das crianças quanto à aprendizagem?Na busca por respostas, os objetivos foram traçados, a saber: apreender como as aulas no modelo remoto têm impactado, provavelmente, a prática pedagógica de alguns profissionais da educação e, concomitantemente a isso, o desenvolvimento do ensino infantil; traçar um panorama histórico das ações promovidas pelo núcleo do governo – central, estadual e municipal –, que levam ao debate da aplicabilidade do ensino remoto no Brasil; debater, passados mais de um ano de pandemia de Covid-19, quais os principais desafios enfrentados por alguns docentes atuantes na cidade de Catolé do Rocha – PB, quanto ao novo formato proposto e executado para as aulas de educação infantil. Pretendemos com esse trabalho contribuir com uma História da Educação do tempo presente, sendo a educação infantil, o ensino remoto e as professoras o elemento principal da pesquisa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASB14072021.pdf | 882,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
