Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Alane da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-27T14:30:04Z-
dc.date.available2021-07-14-
dc.date.available2021-07-27T14:30:04Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20522-
dc.description.abstractThe courseconclusionworktakes as ananalysisandreflection point thescenarioofthe Covid 19 pandemicand some issuesthatinvolveremoteteaching in earlychildhoodeducation, in particular, in thecityof Catolé do Rocha – PB. The adoptedmethodologyfitsintothe perspective of a qualitativeandquantitativeresearch, conductedfrom a bibliographicalandfieldstudy, in whichelevenearlychildhoodeducationteachersanswered a form/questionnaireon Google Formule, a meansbywhichnotonlywemetthedemandsof social distancing, as well as wewereableto continue thestudyproposedhere. The work continues tobesupportedbythetheoreticalreferencesof Cultural History, having in thefieldofHistoryofEducation a possiblespace for dialogue andproduction. Wehave as justificationtheneed, withintheeducationalfield, tounderstandandclarifytheimpacts, positive or negative, ofthemodalityofremoteeducationatthelevelofearlychildhoodeducation. In thissense, weraisethequestion: do remote classes in thecontextofthepandemicsatisfy, fromthe point ofviewofearlychildhoodeducationteachers in Catolé do Rocha, theparticularitiesofchildrenregardinglearning? In thesearch for answers, theobjectiveswereoutlined, namely: toapprehendhow classes in theremotemodelhaveprobablyimpactedthepedagogicalpracticeof some educationprofessionalsand, concomitantly, thedevelopmentofearlychildhoodeducation; todraw a historical overview oftheactionspromotedbythegovernmentnucleus – central, stateand municipal – that lead tothe debate ontheapplicabilityofremoteeducation in Brazil; to debate, after more than a yearofthe Covid-19 pandemic, what are themainchallengesfacedby some teachersworking in thecityof Catolé do Rocha – PB, regardingthe new formatproposedandimplemented for earlychildhoodeducation classes. Weintendwiththisworktocontributeto a HistoryofEducationofthepresent time, withearlychildhoodeducation, remoteteachingandteachersbeingthemainelementoftheresearch.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-27T14:30:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASB14072021.pdf: 904005 bytes, checksum: 8aa5a5644acf9549f1778afaf39c09d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T14:30:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASB14072021.pdf: 904005 bytes, checksum: 8aa5a5644acf9549f1778afaf39c09d1 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.titleA educação infantil e o ensino remoto frente à pandemia Covid-19: desafios enfrentados por professoras em Catolé do Rocha - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso toma como análise e ponto de reflexão o cenário da pandemia de Covid-19 e algumas questões que envolvem o ensino remoto na educação infantil, em particular,na cidade de Catolé do Rocha – PB. A metodologia adotada enquadra-se na perspectiva de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, conduzida a partir de um estudo bibliográfico e de campo, no qual onze professoras da educação infantil responderam a um formulário/questionário no Google Formule, meio pelo qual não só atendemos as exigências de distanciamento social, bem como pudemos dar continuidade ao estudo aqui proposto. O trabalho segue amparado nos referenciais teóricos da História Cultural, tendo no campo da História da Educação um espaço possível de diálogo e produção. Temos como justificativa a necessidade, no âmbito do campo educacional, de entender e esclarecer os impactos, positivos ou negativos, da modalidade de ensino remoto no nível da educação infantil. Nesse sentido, suscitamos o questionamento: as aulas remotas no contexto da pandemia satisfazem, do ponto de vista das professoras da educação infantil de Catolé do Rocha, as particularidades das crianças quanto à aprendizagem?Na busca por respostas, os objetivos foram traçados, a saber: apreender como as aulas no modelo remoto têm impactado, provavelmente, a prática pedagógica de alguns profissionais da educação e, concomitantemente a isso, o desenvolvimento do ensino infantil; traçar um panorama histórico das ações promovidas pelo núcleo do governo – central, estadual e municipal –, que levam ao debate da aplicabilidade do ensino remoto no Brasil; debater, passados mais de um ano de pandemia de Covid-19, quais os principais desafios enfrentados por alguns docentes atuantes na cidade de Catolé do Rocha – PB, quanto ao novo formato proposto e executado para as aulas de educação infantil. Pretendemos com esse trabalho contribuir com uma História da Educação do tempo presente, sendo a educação infantil, o ensino remoto e as professoras o elemento principal da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASB14072021.pdf882,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons