Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Erika Andrade de-
dc.date.accessioned2021-07-28T14:53:17Z-
dc.date.available2021-07-14-
dc.date.available2021-07-28T14:53:17Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20532-
dc.description.abstractIn our society, it is common for families to assign the responsibility of teaching teachers to read and write exclusively, reporting that this is the role of these professionals. As a result, part of the difficulties experienced by children is related to the family's lack of commitment to their school life. The main theme of the present Course Conclusion Paper (TCC) is the role of the Family in the process of literacy and literacy of children in the early years of elementary school. Faced with this problem, we outline the following question: How does the process of literacy and literacy of children in the initial grades of elementary school and the performance of the family take place? For this questioning, we outlined, as a general objective, to discuss the participation of parents in the process of developing literacy and literacy. As a result of this objective, we elaborated as specific objectives: to approach the process of literacy and literacy of children and their pathways related to the participation of in the process of literacy / literacy of children from 6 to 8 years old. For that, we used the bibliographic research as methodological proceedings. For the results, we highlight the importance of reading and writing from Freire (1987; 1989); we present the stages of the development of writing with the help of Ferreiro (1995); we pointed out some discussions on literacy and literacy from Magda Soares (2014) and Luiz Antônio Marchuschi (2008). We concluded this CBT emphasizing the importance of parental participation and commitment in the development of the children's literacy and literacy process. Understanding that the knowledge process on a given topic is of a complex and inexhaustible nature, we highlight the relevance of new studies, especially in which it is possible to analyze, from the perspective of teachers and the family, this tense and necessary family contribution that promotes learning, especially of children in the process of literacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-28T14:53:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAA14072021.pdf: 529934 bytes, checksum: cc9823b83bfaef750f672b5ed6102e74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-28T14:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAA14072021.pdf: 529934 bytes, checksum: cc9823b83bfaef750f672b5ed6102e74 (MD5) Previous issue date: 2021-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.titleFamília, criança e processo de leitura/escrita dos anos iniciais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marlécio Maknamara da Silva-
dc.description.resumoEm nossa sociedade, é comum as famílias atribuírem a responsabilidade de ensinar a ler e a escrever exclusivamente aos professores, relatando que essa é a função desses profissionais. Com isso, parte das dificuldades vivenciadas pelas crianças está relacionada à falta de comprometimento da família com a vida escolar delas. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema principal o papel da Família no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Como se dá a atuação da família no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental e? Para este questionamento, delineamos, como objetivo geral, discutir a participação dos pais no processo do desenvolvimento da alfabetização e letramento. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: abordar o processo de alfabetização e letramento de crianças e seus aspectos relacionados com à participação no processo de alfabetização/letramento de crianças de 6 a 8 anos. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos da Pesquisa bibliográfica. Como resultados, destacamos a importância da leitura e da escrita a partir de Freire (1987; 1989); apresentamos as etapas do desenvolvimento da escrita com auxílio de Ferreiro (1995); pontuamos algumas discussões sobre alfabetização e letramento a partir de Magda Soares (2014) e Luiz Antônio Marchuschi (2008). Concluímos este TCC enfatizando a importância da participação e do comprometimento dos pais no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças. Compreendendo que o processo de conhecimento sobre determinado tema é de natureza complexa e inesgotável, destacamos a relevância de novos estudos, sobretudo em que seja possível analisar, da perspectiva dos professores e da família, esta tensa e necessária contribuição familiar que promove as aprendizagens, sobretudo de crianças em processo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAA14072021.pdf517,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons