Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Hadassa Kalline Santos da-
dc.date.accessioned2017-09-12T12:42:16Z-
dc.date.available2016-03-14-
dc.date.available2017-09-12T12:42:16Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2053-
dc.description.abstractThe present research initially approaches concepts of emotions and learning. Secondly, it discusses about the importance of the emotional education focused on learning. With the main objective of analyze the emotional relationship between teacher and student as a contribution to improve the learning, the research also had as objective investigate the reports of subjects studied, how was the relationship between teacher/student and identify the contribution of this relationship for improve learning of students. The present research revises the authors who study the comprehension of emotions and the emotional education on school learning process. Methodologically, we employed qualitative approach, with a questionnaire which enabled the entire reliability of the teachers. The answers were analyzed and compared to the theories of the area scholars. We consider, from this research, that the emotional factor interferes on learning and that a dedication focused on emotional education is required for a better relationship between teacher and student, which will further learning. We also concluded that this relationship is capable of promoting confidence between teacher and student, providing in the classroom a favorable environment to a lifelong learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-12T12:42:16Z No. of bitstreams: 1 HKSS14032016: 380963 bytes, checksum: c6d2e336c59e871bb9b106e93380b8d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-12T12:42:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HKSS14032016: 380963 bytes, checksum: c6d2e336c59e871bb9b106e93380b8d7 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.titleO emocional no processo de aprendizagem: relação professor/alunopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Alba Cleide Calado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9371569091580634pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano de Souza-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa aborda, inicialmente, os conceitos de emoções e aprendizagem, e, em seguida, discorre sobre a importância da Educação Emocional voltada à aprendizagem. Com o objetivo principal de analisar o relacionamento emocional entre professor e aluno como contribuição para a melhora do aprendizado, a pesquisa também objetivou investigar nos relatos dos sujeitos pesquisados, como se deu a relação professor/aluno e identificar a contribuição deste relacionamento para a melhoria do aprendizado dos alunos. A pesquisa apresentada faz uma revisão de autores que estudam a compreensão das emoções e da Educação Emocional no processo de aprendizagem no âmbito escolar. Metodologicamente, fizemos uso da abordagem qualitativa, com a aplicação de um questionário que possibilitou a inteira confiabilidade dos professores. As respostas foram analisadas e comparadas com as teorias de estudiosos da área. Consideramos, a partir desta pesquisa, que o emocional interfere na aprendizagem e que se precisa de uma dedicação voltada à Educação Emocional para um melhor relacionamento entre professor e aluno, o que facilitará o aprendizado. Conclui-se, ainda, que esse relacionamento é capaz de criar um elo de confiança entre professor e aluno, proporcionando um ambiente favorável, em sala de aula, a uma aprendizagem que permaneça ao longo da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HKSS14032016372,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.