Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitorino, Mercia de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-28T20:36:43Z-
dc.date.available2021-07-14-
dc.date.available2021-07-28T20:36:43Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20542-
dc.description.abstractLa literatura infantil es una forma de arte y a través de ella los niños pueden desarrollar aspectos sociales, emocionales y cognitivos, además de agudizar su imaginación, creatividad y pensamiento crítico a través del juego. Reconociendo esta afirmación y buscando comprender mejor este universo, se realizó una investigación de campo con enfoque exploratorio cualitativo, que utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos y tuvo como objetivo analizar el posicionamiento de los docentes de primer año de primaria sobre la literatura infantil en México. el aula, desde cómo se utiliza, su finalidad y qué recursos se utilizan. Fue apoyado por estudios de Abramovich, 1999; Bettelheim, 2019; Coelho, 1966; Soares, 2011; Sorrent, 1995, entre otros. Con base en los datos obtenidos, se encontró que la literatura infantil es utilizada habitualmente por los docentes, pero en su planificación ocupa un lugar secundario, sirviendo de apoyo para trabajar con contenidos predefinidos; los recursos que pone a disposición la escuela son escasos, así como el apoyo que brinda para impulsar el trabajo de los docentes con la literatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-28T20:36:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOV14072021.pdf: 491613 bytes, checksum: dde7231461646e44c2afcdeb1dde15d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-28T20:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOV14072021.pdf: 491613 bytes, checksum: dde7231461646e44c2afcdeb1dde15d7 (MD5) Previous issue date: 2021-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessoras - posicionamentopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUma reflexão sobre o olhar das professoras do primeiro ano do ensino fundamental acerca da literatura infantil em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoA literatura infantil é uma forma de arte e por ela a criança é capaz de desenvolver aspectos sociais, emocionais e cognitivos, além de aguçar sua imaginação, criatividade e o pensamento crítico por meio da ludicidade. Reconhecendo essa afirmação e buscando conhecer melhor este universo realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório, que utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados e teve o propósito de analisar o posicionamento das professoras do primeiro ano do ensino fundamental acerca da literatura infantil em sala de aula. Analisar o posicionamento das professoras acerca da literatura infantil Teve como apoio os estudos de Abramovich (1999); Bettelheim (2019); Coelho (1966); Soares (2011); Sorrenti (1995), entre outros. Constatou-se com base nos dados obtidos que a literatura infantil é empregada regularmente pelas professoras, porém em seus planejamentos a mesma ocupa um lugar secundário servindo como apoio para trabalhar conteúdos pré-definidos; os recursos disponibilizados pela escola são escassos, assim como o apoio fornecido por ela para impulsionar o trabalho das professoras para com a literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOV14072021.pdf480,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons