Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20545
Tipo: | TCC |
Título: | A brincadeira e a ludicidade como recursos de aprendizagem |
Autor(es): | Oliveira, Manoel Batista de |
Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Sousa |
Resumo: | O presente trabalho apresenta como tema: a brincadeira como recurso de aprendizagem. Nesse sentido, tanto a brincadeira como a ludicidade no contexto da educação possibilitam ao educador um trabalho com mais dinamicidade, através de metodologias que auxiliem o fazer pedagógico. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção de professores sobre a brincadeira e a ludicidade no trabalho da sala de aula, procurando entender estratégias utilizadas pelas professoras através da ludicidade. O interesse pela pesquisa sobre a temática surgiu a partir das vivências no estágio do curso Pedagogia. Para tal, realizamos uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa. A fundamentação teórica baseou-se em autores, como Carneiro (2012), Andrade (2014) Kishimoto (2002), Freire (2005), entre outros. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, o questionário, constituído de perguntas abertas para professores do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola pública no município de Serra de São Bento/RN. Após a análise dos dados foi possível compreender que o uso das brincadeiras e dos jogos no espaço escolar fazem com que as crianças desenvolvam uma diversidade de conhecimento de forma prazerosa. Mas se faz necessário que as professoras, além de estarem motivadas também com o lúdico, tenham conhecimento mais elaborado acerca do tema para poder intervir nas brincadeiras das crianças, afinal a brincadeira e a ludicidade não apenas favorecem o processo de ensino aprendizagem como também contribuem para a socialização. |
Abstract: | The present work presents the theme: play as a learning resource. In this sense, both play and play in the context of education enable the educator to work more dynamically, through methodologies that help in the pedagogical practice. The research aimed to analyze the conception of teachers about playing in the classroom, trying to understand strategies used by teachers through playfulness. The interest in research on the subject arose from the experiences in the Internship of the Pedagogy course. To this end, we carried out a field research, using a qualitative approach. The theoretical foundation was based on authors: Lira (2009), Carneiro (2012), Andrade (2014) Kishimoto (2002), Campos (2009), Freire (2005), among others. The questionnaire was used as a data collection instrument, consisting of open questions for elementary school teachers in the early years of a public school in the city of Serra de São Bento/RN. After analyzing the data, it was possible to understand that the use of games and games in the school environment makes children develop a variety of knowledge in a pleasurable way. But it is necessary that teachers, in addition to being motivated also with play, have more elaborate knowledge about the subject, in order to intervene in children's games, after all, play and playfulness not only favor the teaching-learning process but also contribute to socialization. |
Palavras-chave: | Concepção de professoras Educação infantil Lúdico - jogos e brincadeiras Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20545 |
Data do documento: | 17-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MBO15072021.pdf | 581,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons