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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20549Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Meyregleise Santana de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-29T12:34:32Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-16 | - |
| dc.date.available | 2021-07-29T12:34:32Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20549 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyze the gender approach in Early Childhood Education in the national and Paraíba state curriculum guidelines. To this end, it seeks to answer the following question: what are the guidelines on the gender approach in the Brazilian curricular documents and in the document of the Paraíba Curricular Proposal for Early Childhood Education? It is a qualitative and documentary approach, whose sources are the documents that guide the work in Early Childhood Education: National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI / 1998), National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI / 2009), Base National Common Curriculum (BNCC / 2017) and, mainly, the Paraíba Curricular Proposal (PCPb / 2018), specifically focusing on the stage of Early Childhood Education. The methodological procedure was content analysis of these documents regarding the gender approach in this stage of education. The analysis of the documents points to a shift from a specific emphasis on gender inclusion (towards the non-differentiated socialization of children) to the generic emphasis on respect and appreciation of singularities and diversity, as in the case of PCPb / 2018. Even so, it is possible and desirable to work pedagogically towards gender equality and equity. When discussing the importance of including the gender issue, among other issues of cultural diversity, in Early Childhood Education, the work aims to draw attention to the importance of not reproducing binarisms and stereotypes of sex and gender in curricular and pedagogical practices since this stage, with a view to tackling and overcoming gender inequality in schooling and social life. It also argues that the gender issue must be present in the pedagogical training curriculum. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-29T12:34:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSO16072021.pdf: 445527 bytes, checksum: c42d15db6237aec02b4ae16f0ba0a980 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-29T12:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSO16072021.pdf: 445527 bytes, checksum: c42d15db6237aec02b4ae16f0ba0a980 (MD5) Previous issue date: 2020-12-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| dc.title | As discussões de gênero na educação infantil a partir das propostas curriculares | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem de gênero na Educação Infantil nas diretrizes curriculares nacionais e do estado da Paraíba. Para tanto, busca responder à seguinte questão: quais as orientações sobre a abordagem de gênero nos documentos curriculares brasileiros e no documento da Proposta Curricular da Paraíba para a Educação Infantil? Trata-se de uma abordagem qualitativa e documental, cujas fontes são os documentos que orientam o trabalho na Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009), Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017) e, principalmente, a Proposta Curricular da Paraíba (PCPb/2018), enfocando, especificamente, a etapa da Educação Infantil. O procedimento metodológico utilizado foi a análise de conteúdo desses documentos quanto à abordagem de gênero nessa etapa da educação. A análise dos documentos aponta uma passagem de uma ênfase específica na inclusão de gênero (no sentido da socialização não diferenciada das crianças) para a ênfase genérica no respeito e valorização das singularidades e diversidade, como no caso do PCPb/2018. Mesmo assim, é possível e desejável trabalhar pedagogicamente no sentido da igualdade e equidade de sexo e gênero. Ao discutir a importância da inclusão da questão de gênero, entre outras questões de diversidade cultural, na Educação Infantil, o trabalho pretende chamar atenção para a importância de não se reproduzirem binarismos e estereótipos de sexo e gênero nas práticas curriculares e pedagógicas desde esta etapa, com vistas ao enfrentamento e superação da desigualdade de gênero na vida escolar e social. Argumenta ainda que a questão de gênero deve estar presente no currículo da formação em Pedagogia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSO16072021.pdf | 435,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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