Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2054| Tipo: | TCC |
| Título: | Os discursos sobre a avaliação no currículo dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS) da cidade de João Pessoa/PB |
| Autor(es): | Honorato, Rafael Ferreira de Souza |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Zuleide da Costa |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constituiu-se a partir da implementação das ações de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulado “CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: discursos contemporâneos”, desenvolvido no período de 2014 a 2015. O objetivo do TCC foi analisar os sentidos de avaliação no currículo dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) da cidade de João Pessoa/PB. Nossas análises seguem as matrizes conceituais dos estudos de Silva (1995; 2010; 2013), Pereira (2009), Lopes (2006), Moreira e Candau (2007) para o objeto currículo; Fernandes e Freitas (2007), Luckesi (2011a; 2011b) e Esteban (2003) para o objeto avaliação; entre outros autores entre outros autores em cujas pesquisas nos apoiamos nesse trabalho. No desenvolvimento das análises dos dados nos aproximamos também das teorizações de Laclau (2011; 2013), Laclau e Mouffe (2015) sobre a Teoria do Discurso, a partir da categoria discurso. A pesquisa segue pelo viés epistemológico pós-crítico, e tem seu corpus de estudo constituído por documentos das políticas curriculares nacionais e locais que norteiam a EJA, como também as entrevistas com dois docentes de um dos CEJAs, que lecionam no Ensino Médio/EJA. Metodologicamente, organizamos os documentos de análise em um conjunto de textos informatizados, de tal forma que se tornaram adequados para a nossa análise, sempre tendo em vista a autenticidade, a legibilidade e a seleção criteriosa dos enunciados que compõem o corpora. Para empreender a análise propriamente dita, utilizamos o Worsmith Tools 6 e suas três ferramentas: o Wordlist, o Concord e o Keywords cada uma delas com suas especificidades, pois segundo Sardinha (2009) trata-se de um conjunto de ferramentas, utilitários, instrumentos e funções que potencializa a “[...] análise de vários aspectos da linguagem, como a composição lexical, a temática de textos selecionados e a organização retórica e composicional de gêneros discursivos” (p.86). Mediante a organização da pesquisa e dos estudos de Gonsalves (2003), nossa pesquisa é de caráter exploratório e explicativo, de acordo com os objetivos; é uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista os procedimentos de coleta; é uma pesquisa de campo devido às suas fontes e os dados analisados são de natureza quanti-qualitativa. Por fim, nossa pesquisa evidenciou que os campos do currículo e da avaliação necessitam de estudos mais aprofundados, capazes de estruturar possíveis soluções, saindo do campo da crítica. Os discursos registrados e analisados pouco demonstraram os vínculos entre currículo e avaliação, vistos como dois elementos pedagógicos capazes de potencializarem a ação pedagógica de forma a contribuir com uma educação de qualidade, superando a evasão e a muitas vezes a visão compensatória que é tão evidente na EJA. Assim, acreditamos que uma iniciativa que poderia ser o primeiro passo para a resolução de tais problemas com a docência na EJA seria a revisão das matrizes curriculares das licenciaturas, contemplando o componente curricular avaliação. |
| Abstract: | This Course Conclusion Paper (CCP) derives from the implementation of the actions of an Institutional Grant Project for Scientific Initiation (PIBIC) of Federal University of Paraíba (UFPB), entitled "CURRICULUM AND EVALUATION: contemporary discourses", developed from 2014 to 2015. The purpose of the CCP was to analyze the meaning of evaluation in the curriculum of Youth and Adult Education State Centers (CEJAs) in João Pessoa / PB. Our analysis follows the conceptual matrix of Silva studies (1995; 2010; 2013), Pereira (2009), Lopes (2006), Moreira and Candau (2007) for the curriculum object; Fernandes and Freitas (2007), Luckesi (2011a; 2011b) and Esteban (2003) for evaluation purposes; among other authors mentioned in this study. The development of data analysis also approached the theories of Laclau (2011, 2013), Laclau and Mouffe (2015) on the field of Discourse Theory, particularly with reference to the category discourse. The research follows the post- critical epistemological perspective, and its study corpus consists of documents of national and local curriculum policies that guide the EJA, as well as interviews with two teachers from one of CEJAs, who teach in high school / adult education. Methodologically, we organized the examination of documents in a set digital texts, so that they became suitable for our analysis, always with a view to authenticity, legibility and careful selection of texts that make up the corpora. To undertake the analysis itself, we decided to use the Worsmith Tools 6 and its three tools: Wordlist, Concord and Keywords, each one with its specific features, because according Sardinha (2009), it consists of a set of tools, utilities, instruments and functions which potentiates the "[...] analysis of various aspects of language, such as lexical composition, the theme of selected texts and rhetoric and compositional organization of genres" (p.86). By following Gonsalves (2003) categories for organizing research studies, our research has an exploratory and explanatory character, in terms of its objectives; it is bibliographical and documentary research by reference to the collection procedures adopted; it is a field study because of the sources of information used and the nature of the data analyzed is quantitative - qualitative. Finally, our research showed that the fields of curriculum and assessment need further study in order to find possible solutions for the problems, beyond the critical field. The speeches recorded and analyzed by demonstrated just a few links between curriculum and assessment, viewed as two pedagogical elements capable of potentiating the pedagogical action in order to contribute to quality education, overcoming evasion and a compensatory vision that is often so evident in EJA. Thus, we believe that an initiative that could be the first step to solving problems related to teaching in adult education would be the revision of the curriculum matrices of teacher education courses, including the curricular component evaluation. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Currículo Avaliação educacional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2054 |
| Data do documento: | 2015 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RFSH28032016 | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
