Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Leidiane da Costa-
dc.date.accessioned2021-07-29T13:28:11Z-
dc.date.available2021-07-16-
dc.date.available2021-07-29T13:28:11Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20554-
dc.description.abstractThis study addresses Inclusive Education, which has gone through challenges to be inserted in the school environment, in addition to discussing the importance of Libras for deaf and hearing children. In the aspect of Inclusive Education in Early Childhood Education, the insertion of Brazilian Sign Language has gone through periods of resistance, resulting in the exclusion of the deaf child, as well as the impossibility of dialogue between the deaf child and the hearing child. In this sense, this work aims to analyze the contribution of Brazilian Sign Language in Kindergarten, towards the inclusion of deaf children, as well as the interaction between deaf and hearing people. This research was carried out through a bibliographical investigation and qualitative method, analyzing articles, journals and monographs, approaching relevant ideas for the development of this work. The results indicate that Libras is a fundamental alternative for deaf children to be included in the classroom, while their cultural context is valued in the school environment, as well as in society. The hearing child gets to know and respect the other's differences, interact and socialize with the deaf through Libras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-29T13:28:11Z No. of bitstreams: 1 LCF16072021.pdf: 589154 bytes, checksum: ed759725da3f3df1c463fd6ff00e5646 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-29T13:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LCF16072021.pdf: 589154 bytes, checksum: ed759725da3f3df1c463fd6ff00e5646 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino infantilpt_BR
dc.titleA importância da libras na educação infantil para crianças surdas e ouvintes: o que os estudos nos dizempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoO presente estudo aborda a Educação Inclusiva, a qual tem passado por desafios para ser inserida no ambiente escolar, além de discorrer sobre a importância da Libras para crianças surdas e ouvintes. No aspecto da Educação Inclusiva no Ensino Infantil, a inserção da Língua Brasileira de Sinais tem passado por períodos de resistências, resultando em exclusão da criança surda, assim como a inviabilidade de diálogo entre a criança surda e ouvinte. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, no sentido de inclusão da criança surda, assim como a interação entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma investigação bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos, revistas e monografias, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma alternativa fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. A criança ouvinte passa a conhecer e respeitar as diferenças do outro, interagir e socializar com o surdo por meio da Libras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCF16072021.pdf575,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.