Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéssica Almeida da-
dc.date.accessioned2021-07-29T13:51:54Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2021-07-29T13:51:54Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20558-
dc.description.abstractEducational games have pedagogical purposes, with a view to promoting teaching-learning situations, increasing the construction of knowledge through the introduction of fun and pleasurable activities, developing the capacity for initiation and active and motivating action. That is, games and games are considered in the literature as the main pedagogical practices of the teaching and learning process, which can contribute to the development of a child's life, because when playing, the child spontaneously acquires a more pleasurable learning through their reality, your imagination. In this context, the present study is characterized by being an exploratory research in relation to the objectives and a literature review. In this context, the present work aims to present and analyze games and games as a pedagogical practice and as specific objectives to verify in the literature the history of games in education; describe the types of games; identify games and games as tools for social inclusion in schools and how to apply games and games in schools. In the end, the study found in the literature that games and games as a pedagogical practice in the Early Grades of Elementary School have several positive impacts on children's lives, as games and games promote physical, mental and socio-emotional development through stimuli from senses, as well as gains related to the child's mental health.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-29T13:51:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAS19072021.pdf: 883201 bytes, checksum: 4d2d9352bbfe91875f1724140699e272 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-29T13:51:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAS19072021.pdf: 883201 bytes, checksum: 4d2d9352bbfe91875f1724140699e272 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleA importância dos jogos e brincadeiras como práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria de Andrade da-
dc.description.resumoOs jogos educativos possuem finalidades pedagógicas, tendo em vista a promoção de situações de ensino-aprendizagem, aumentando a construção do conhecimento através da introdução de atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora. Ou seja, os jogos e as brincadeiras são considerados pela literatura como as principais práticas pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem, podendo contribuir no desenvolvimento da vida uma criança, pois ao brincar, a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa por meio de sua realidade, a sua imaginação. Nesse contexto, o presente estudo é caracterizado por ser uma pesquisa exploratória em relação aos objetivos e uma revisão bibliográfica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar os jogos e brincadeiras como prática pedagógica e como objetivos específicos verificar na literatura o histórico dos jogos na educação; descrever os tipos de jogos; identificar os jogos e brincadeiras como ferramentas de inclusão social nas escolas e como aplicar os jogos e brincadeiras nas escolas. Ao final, o estudo verificou na literatura que os jogos e brincadeiras como prática pedagógica nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental possui diversos impactos positivos na vida das crianças, visto que os jogos e as brincadeiras promovem o desenvolvimento físico, mental e socioemocional através de estímulos dos sentidos, como também há ganhos relacionados a saúde mental da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS19072021.pdf862,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons