Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Roseanni Gomes de Sousa-
dc.date.accessioned2021-07-29T14:45:19Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2021-07-29T14:45:19Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20559-
dc.description.abstractThe present study had as general objective to analyze, from a sample research, the conditions of inclusion in Early Childhood Education schools in Paraíba. Therefore, we seek to understand the reality of Early Childhood Education through a historical and legal perspective, on the one hand, as well as school inclusion, on the other, identifying in literature and legal texts the main criteria that legitimize an institution (nursery or preschool) of early childhood education as inclusive. After reviewing the literature as the first step in the research process. we proceeded with the subsequent identification of the categories to be analyzed in the field research, elaborating a Check-list, containing all the aspects that the literature and legislation in the area of inclusion and of Early Childhood Education point out as foundations of an inclusive proposal. the list for several participants who met the requirements and work with early childhood education institutions, in the public, private or third sector of Paraíba. These professionals were identified from virtual groups directly linked to education. A total of 49 professionals voluntarily responded to the checklist and the results pointed to the fact that 80% of the research participants recognize their educational institutions as experiencing a consolidated inclusion proposal, when we analyze all segments. However, as this research did not make it possible to verify in loco the physical, pedagogical and curricular reality of the institutions, we can only admit that this result reflects the professionals' view of inclusion, which may or may not reveal the reality. Therefore, we suggest that further research can be done in order to deepen the debate in the area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-29T14:45:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RGSA19072021.pdf: 995698 bytes, checksum: ab0997c1997ac904b85b2adc90051495 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-29T14:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RGSA19072021.pdf: 995698 bytes, checksum: ab0997c1997ac904b85b2adc90051495 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Paraíbapt_BR
dc.titleInclusão na educação infantil: desafios e possibilidades nas escolas paraibanaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo geral analisar, a partir de uma pesquisa amostral, as condições de inclusão em escolas da Educação Infantil da Paraíba. Para tanto, buscamos conhecer a realidade da Educação Infantil por meio de uma perspectiva histórica e legal, por um lado, bem como da inclusão escolar, por outro, identificando na literatura e nos textos legais, os principais critérios que legitimam uma instituição (creche ou pré-escola) de educação infantil como inclusiva. Após a revisão de literatura como primeira etapa do processo de investigação, procedemos a posterior identificação das categorias a serem analisadas na pesquisa de campo, elaborando um Check-list, contendo todos os aspectos que a literatura e a legislação na área da inclusão e da Educação Infantil apontam como fundantes de uma proposta inclusiva.Para tanto, enviamos a lista para vários participantes que atendiam aos requisitos e atuam junto às instituições de educação infantil, na rede pública, privada ou terceiro setor da Paraíba. Esses profissionais foram identificados a partir de grupos virtuais ligados diretamente à educação. Responderam, voluntariamente ao check-list um total de 49 profissionais e os resultados apontaram para o fato de que a 80% dos participantes da pesquisa reconhecem suas instituições de ensino como vivenciando uma proposta de inclusão consolidada, quando analisamos todos os segmentos. No entanto, como essa pesquisa não possibilitou verificar in loco a realidade física, pedagógica e curricular das instituições, podemos admitir, tão somente, que esse resultado traduz a visão dos profissionais acerca da inclusão, podendo ou não revelar a realidade. Por isso, sugerimos que novas pesquisas possam ser feitas a fim de aprofundar o debate na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RGSA19072021.pdf972,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons