Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampelo, Josué da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-29T18:53:23Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-07-29T18:53:23Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20563-
dc.description.abstractThe fragmentation of production in the form of production chains has been an established reality, but it gained a strong global scope from the 1990s onwards. Technological advances in the fields of communication, transport, control and storage activities have made the globalization of activities feasible at a time of commercial opening in the emerging economies. In this context, global value chains emerged in a world where specialization in production and the flow of international trade is focused on intermediate goods. Naturally, this is a process closely related to logistical activity. This form of organization made it possible for developing countries to participate in more sophisticated production chains without the obligation to manage or even build the entire structure, making for more advantageous possibilities of obtaining internal development via international trade. This paper analyzes Brazil's participation in international trade between 2007 and 2018, associating the new paradigm of the GVCs and analyzing the logistical factor. For these purposes, and using descriptive qualitative methodology, a bibliographic survey about the GVCs was carried out, with relevant elements were analyzed in the discussion of the role of Brazil in international trade in the discussed period, such as foreign direct investment, balance of payments, Logistics Performance Index, among others. Several structural problems were identified, such as economic policies problems, bureaucratic structure, physical infrastructure and logistical competence. These are problems that hinder Brazil’s potential for international trade and growth via GVCs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-07-29T18:53:23Z No. of bitstreams: 1 JSC29072021.pdf: 1534438 bytes, checksum: 51e434ff62ed46f954e8797e4696b524 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-29T18:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSC29072021.pdf: 1534438 bytes, checksum: 51e434ff62ed46f954e8797e4696b524 (MD5) Previous issue date: 2021-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCadeias Globais de Valorpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho logísticopt_BR
dc.titleCadeias globais de valor, análise de participação comercial e logístico brasileiro (2007/2018)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Márcia Cristina Silva-
dc.description.resumoA fragmentação da produção em cadeias produtivas é uma realidade já estabelecida, mas ganhou forte escopo global a partir dos anos noventa. Os avanços tecnológicos em atividades de comunicação, transporte, controle e armazenamento tornaram viável a globalização das atividades em uma época de abertura comercial de economias emergentes. Nesse contexto, surgiam as cadeias globais de valor num mundo onde a especialização na produção e o próprio e fluxo de comercio internacional está focado nos bens intermediários. Naturalmente, trata-se de um processo intimamente relacionado com a atividade logística. Essa forma de organização tornou possível a países em desenvolvimento participarem de cadeias mais sofisticadas sem a obrigação de gerir ou construir toda a estrutura, abrindo portas para a possibilidades mais vantajosas de obter desenvolvimento via o comercio internacional. O presente trabalho analisa a participação do Brasil no comércio internacional entre o período de 2007 e 2018, associando ao novo paradigma das CGVs e analisando o fator logístico. Para estes fins, utilizando metodologia qualitativa descritiva, além de um levantamento bibliográfico acerca das CGVs, analisaram-se elementos relevantes a discussão do papel do Brasil no comércio internacional no período discutido, como investimento estrangeiro direto, balança de pagamentos, Índice de Performance Logística, entre outros. Foram identificados problemas relacionados a estrutura, desalinhamento de políticas econômicas, políticas econômicas que não dialogam com com este fim, estrutura burocrática pouco fluida, infraestrutura física e competência de serviços logísticos problemáticos, etc. São problemas que entravam o potencial de comércio internacional e desenvolvimento via CGVs do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSC29072021.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.