Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Laylla Lima da-
dc.date.accessioned2017-09-12T15:31:23Z-
dc.date.available2016-01-01-
dc.date.available2017-09-12T15:31:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2057-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the concepts and practices of school principals more Basic Education Development Index - IDEB in the city of Joao Pessoa in his last three editions, thus highlighting the profile of each school manager. For this semiestruturas interviews with managers were conducted, and according to the results we had management profiles approaching the idea of the manager as a leader who directs the other segments of the schools in their actions, seeking to achieve the objectives and aims. Importantly, there is a significant enhancement of the school community, where they have autonomy in relation to the participation of decisions to improve the teaching offered by the institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-12T15:31:23Z No. of bitstreams: 1 LLS19012016: 487751 bytes, checksum: 418c6c1614aa000de720c0b320fc463f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-12T15:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LLS19012016: 487751 bytes, checksum: 418c6c1614aa000de720c0b320fc463f (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.titleInfluência da gestão no IDEB em escolas de qualidade no município de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Swamy de Paula Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/496524568171309pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar as concepções e práticas dos diretores das escolas com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB no município de João Pessoa em suas três últimas edições, destacando assim o perfil de cada gestor escolar. Para isto foram realizadas entrevistas semiestruturas com os gestores. De acordo com os resultados, tivemos perfis de gestão que se aproximam da ideia do gestor como líder que direciona os demais segmentos das escolas em suas ações, buscando atingir os objetivos e as metas propostas. É importante ressaltar que há uma relevante valorização da comunidade escolar, onde estes possuem autonomia em relação à participação das decisões para melhoria do ensino ofertado pelas instituições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLS19012016476,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.