Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20582
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Edna Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T19:11:12Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21 | - |
dc.date.available | 2021-08-02T19:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20582 | - |
dc.description.abstract | School management has become the object of analysis, academic and political discussion. Therefore, this course completion work aims to analyze the challenges to school management in the face of power relations established in ECIT D. José Maria Pires, in João Pessoa. To support this discussion, we dialogued with Weber (1971), Foucault (1979), Veiga (2001), Luck (2009), Paro (2010), among others, in the search for concepts such as power, school council and democratic management. Methodologically, the work took as its starting point the readings and experiences of the Supervised Internship in Educational Management, in 2018.1, with visits to the field school; participant observation; semi-structured interview and data systematization. The results of this study show power relations at different levels within the school, which are ignored or accepted without questioning, by students, teachers, employees and management. In view of the reflection on democratic management as an ethical and political principle, which organizes the school community in facing the problems, we understand that this work has to contribute towards promoting a critical look at the power relations instituted in the investigated school, with the deepening of the debate about the quality public school. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-02T19:11:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESA21072021.pdf: 378953 bytes, checksum: eebc6f30356d79e895c68ffe27eb17b0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-02T19:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESA21072021.pdf: 378953 bytes, checksum: eebc6f30356d79e895c68ffe27eb17b0 (MD5) Previous issue date: 2021-06-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação escolar | pt_BR |
dc.title | Os meninos do projeto e a gestão escolar: uma análise reflexiva sobre as relações de poder em uma escola da rede estadual da Paraíba | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alcantara, Marcos Angelus Miranda de | - |
dc.description.resumo | A gestão escolar tem se tornado objeto de análise, discussão acadêmica e política. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os desafios à gestão escolar diante das relações de poder estabelecidas na ECIT D. José Maria Pires, em João Pessoa. Para fundamentar essa discussão, dialogamos com Weber (1971), Foucault (1979), Veiga (2001), Luck (2009), Paro (2010), entre outros, na busca de conceitos como poder, conselho escolar e gestão democrática. Metodologicamente, o trabalho tomou como ponto de partida as leituras e vivências do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional, em 2018.1, com as visitas à escola campo; a observação participante; a entrevista semi estruturada e a sistematização dos dados. Os resultados deste estudo evidenciam relações de poder em diferentes níveis dentro da escola, que são ignoradas ou aceitas sem questionamentos, por estudantes, docentes, funcionários e pela gestão. Diante da reflexão sobre a gestão democrática como princípio ético e político, que organiza a comunidade escolar no enfrentamento dos problemas, compreendemos que este trabalho tem a contribuir no sentido de promover o olhar crítico às relações de poder instituídas na escola investigada, com o aprofundamento do debate sobre a escola pública de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESA21072021.pdf | 370,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons