Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Marcia Valéria Regina Teixeira-
dc.date.accessioned2021-08-02T19:35:46Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-08-02T19:35:46Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20583-
dc.description.abstractThis work has as general objective to analyze the motivations of women over 40 years old who returned to school, to seek and identify these students of Youth and Adult Education (EJA) aged between 40 and 60 years, in order to describe the reports of these women, in search of empowerment through knowledge. Its specific objectives were to identify and understand the motivations of women in EJA education between 40 and 60 years old; describe the answers to questions about the changes in these women's lives and understand in greater depth the whole process of empowerment. The main theorists were: Carvalho (2017); Guiraldelli Jr (1992); Del Priore (1997); Brandão (2005); Freire (1996) and Perkins & Zimmerman (1995). The methodology consisted of qualitative research of the case study type, comprising three phases: research and reflection with bibliographic contributions; Field research with four women aged between 40 and 60 years and descriptive analysis of responses on the theme of women's empowerment in EJA. The reflections based on the results enable the understanding that the place they occupy and what they aim for for their future after the return of the search for knowledge took place through empowerment, which took place from the search and achievement of their rights to education, which for various reasons they were interrupted and rescued to strengthen the right to citizenship and the transformation of a more egalitarian society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-02T19:35:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVRTX22072021.pdf: 636992 bytes, checksum: deb997246da9a1e49b60bc162d98d521 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-02T19:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVRTX22072021.pdf: 636992 bytes, checksum: deb997246da9a1e49b60bc162d98d521 (MD5) Previous issue date: 2021-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectMulheres - educaçãopt_BR
dc.titleMulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um olhar sobre o empoderamento das mulheres entre 40 e 60 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar as motivações das mulheres com mais de 40 anos que retornaram à escolarização, buscar e identificar essas estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com idade entre 40 a 60 anos, na perspectiva de descrever os relatos dessas mulheres, em busca do empoderamento através do conhecimento. Teve como objetivos específicos o de identificar e compreender as motivações das mulheres na educação da EJA entre 40 e 60 anos; descrever as respostas dos questionamentos sobre as mudanças de vida dessas mulheres e entender com mais aprofundamento todo esse processo de empoderamento. Os principais teóricos foram: Carvalho (2017); Guiraldelli Jr (1992); Del Priore (1997); Brandão (2005); Freire (1996) e Perkins & Zimmerman (1995). A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, contemplando três fases: pesquisa e reflexão com aportes bibliográficos; Pesquisa de campo com quatro mulheres na faixa etária entre 40 e 60 anos e análise descritiva das respostas sobre o tema empoderamento de mulheres na EJA. As reflexões a partir dos resultados possibilitam o entendimento que o lugar que elas ocupam e o que almejam para seu futuro após o retorno da busca de conhecimento transcorreu através de empoderamento, que se deu a partir da busca e conquista dos seus direitos a educação, que por motivos diversos foram interrompidos e que foram resgatados para fortalecer o direito à cidadania e da transformação de uma sociedade mais igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVRTX22072021.pdf622,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons