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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nathalia Meireles da-
dc.date.accessioned2021-08-04T13:50:08Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2021-08-04T13:50:08Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20587-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-04T13:50:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NMS23072021.pdf: 547852 bytes, checksum: de6aad89ad680364c5f0c27d7bc4f04c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em prisõespt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectPapel do educadorpt_BR
dc.titleA educação como processo de ressocialização da pessoa privada de liberdadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ireland, Timothy Denis-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os possíveis indicadores de uma educação prisional favorável à ressocialização da pessoa presa. Os objetivos específicos são: a) refletir sobre a legislação e as políticas públicas que garantem a educação para pessoas privadas de liberdade; b) compreender a importância da educação na ressocialização da pessoa privada de liberdade e c) analisar a importância dos professores para a ressocialização através da educação. No que se diz respeito ao problema da pesquisa, indagamos: Como se revelam os indicadores de uma educação prisional favorável à ressocialização das pessoas que vivenciaram a prisão? Para chegar nesses questionamentos, contamos com a contribuição de alguns referenciais teóricos como Lourenço e Onofre (2011), Nunes (2005), Santos (2015), Foucault (1987), Julião (2011) e José e Torres(2019), e de alguns documentos normativos como a Constituição Federal do Brasil de 1988 e a Lei de Execução Penal, entre outros. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo sendo desenvolvida através de entrevistas realizadas com quatro professores de presídios diferentes da Grande João Pessoa - 1 professor do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com faixa etária de 47 a 62 anos. Essas entrevistas foram realizadas individualmente pela plataforma Google Meet. Todos são professores da Escola Graciliano Ramos. Apontamos como achados da pesquisa: as dificuldades encontradas em sala de aula como o material didático e o espaço físico, a diferença de autonomia em sala de aula de cada professor, a questão da formação continuada dentro do sistema penitenciário e a importância da educação para ressocialização. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que é preciso desenvolver um material adequado para ser trabalhado em sala de aula com os privados de liberdade e precisa-se de salas adequadas para melhor desempenho nas aulas. Também percebemos que mesmo atuando na mesma escola, mas em presídios diferentes, os professores não têm a mesma autonomia para trabalhar em sala de aula: ainda depende da gestão de cada presídio. A educação é um dos pilares da ressocialização assim se tornando necessária dentro do espaço prisional para que se possa alcançar um processo positivo de ressocialização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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