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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20589
Tipo: TCC
Título: Contribuições do pensamento de Paulo Freire nas práticas educativas no contexto das ligas camponesas de Sapé
Autor(es): Mesquita, Amanda Amável Silva de
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy Denis
Resumo: Este trabalho de pesquisa consiste em um estudo sobre as contribuições do pensamento/método de Paulo Freire no contexto das Ligas Camponesas de Sapé. As contribuições de Freire partiram de um método de alfabetização que trazia em si uma compreensão crítica-política da educação, destinada à classe de jovens e adultos analfabetos, sua finalidade era tornar o sujeito “oprimido” livre da submissão do “opressor”, por meio de educação que o levasse a ter sua visão e compreensão de mundo. As Ligas Camponesas foi um dos maiores movimentos que o Brasil já teve formado por camponeses que tinham como finalidade lutar por direitos básicos de todo cidadão, além da reforma agrária/direito a terra. Em geral eram camponeses analfabetos, “esquecidos” pela sociedade, e que encontraram nas Ligas um lugar de fala e luta. A ligação entre o “método” de alfabetização Paulo Freire e as Ligas Camponesas deu-se através da CEPLAR- Campanha de Alfabetização Popular, que foi um pequeno, mas expressivo movimento de educação popular presente na Paraíba, ocorrido entre os anos de 1960 a 1964. Com o golpe da ditadura civil- militar em 31 de março de 1964, a CEPLAR e as Ligas Camponesas tiveram fim, e Paulo Freire foi exilado. Mesmo com o “fim” esses expressivos movimentos, deixaram um legado de luta e conquistas na história.
Abstract: This research is a study of the contribution of the thinking/method of Paulo Freire in the context of the Peasants’ Leagues of Sapé. The contributions of Freire are based on a literacy method which promotes a critical-political comprehension of education, destined to young and adult illiterates. Its objective was to make the ‘oppressed’ subject free from subjection to the ‘oppressor’, by means of a process of education which stimulated a critical vision and understanding of the world. The Peasants’ Leagues were one of the largest movements that Brazil has experienced made up of peasants whose goal was to fight for basic citizen rights, in addition to an agrarian reform based on the right to land. Many of the peasants were illiterate, the ‘forgotten’ of society, who discovered in the Leagues a place of struggle and freedom of speech. The link between the Paulo Freire literacy method and the Peasants’ Leagues was provided by CEPLAR – Campaign of Popular Education – which was a small but expressive movement of popular education present in the state of Paraiba, in the period between 1960 and 1964. With the Civil-Military Coup of 31st March 1964, CEPLAR and the Peasants Leagues came to an end, and Paulo Freire was exiled. Even with the demise of these expressive movements, we affirm that they left a legacy of conquests and an example of struggle for history.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ligas camponesas - Sapé
Campanha de alfabetização popular
Paulo Freire - práticas educativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20589
Data do documento: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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