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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gilvânia Dias de-
dc.date.accessioned2021-08-04T14:29:22Z-
dc.date.available2021-07-26-
dc.date.available2021-08-04T14:29:22Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20590-
dc.description.abstractThe COVID -19 pandemic, which has affected the world since the beginning of 2020, demanded changes in the area of Education. In Brazil, in general, remote teaching was chosen, which demanded a lot of efforts, particularly from managersand teachers. To reflect on some of these effects, this study aims to analyze thechallenges and potential faced by a Department of Education during the Covid- 19 pandemic. As specific objectives, the following stand out: to present legal andconceptual reflections on the role of educational management, in a democratic perspective, and to reflect on the work of teacher training for the use of digital technologies for remote teaching. Therefore, a field research was carried out withthe Department of Education of a municipality in the Metropolitan Region of JoãoPessoa - PB, in which a semi-structured questionnaire was applied containing 5 questions (4 open and 1 for scale marking from 1 to 5) with 8 managers. The survey results show that educational management needed to reinvent its practices, methodologies and work approaches, in the most varied aspects, including pedagogical planning, monitoring student learning and communityinvolvement with the school. It was identified that the teacher's work, under the guidance of the school management, underwent several changes within a contextof uncertainty, lack of public policies and government actions that offered technological support, financial resources and training for education professionals. Therefore, it is concluded that the national public education policies, in the Brazilian context, were insufficient to meet the educational demands of the country's school population, in the Pandemic. The actions of themunicipality's educational management, analyzed in the research, brought somepossibilities for coping with the crisis caused by the social distance between teachers, students, and the school environment, enabling reinvention, overcoming and problem solving, by collectively aligning objectives and byoffering continuing education processes and technical training on the use of digital technologies for remote learning and community service through digital means.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-04T14:29:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GDL26072021.pdf: 793834 bytes, checksum: f4d56fa7721b112b1fd5085c670a9747 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleGestão educacional em tempos de Covid-19: as experiências da Secretaria Municipal de Educação em Santa Rita - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoA Pandemia de COVID -19, que afetou o mundo desde o início de 2020, demandou mudanças na área de Educação. No Brasil, em geral, optou-se pelo ensino remoto que demandou muitos esforços, particularmente de gestores(as)e professores(as). Para refletir sobre alguns desses efeitos, este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios e potencialidades enfrentados por umaSecretaria de Educação durante a pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos destaca-se: apresentar reflexões legais e conceituais sobre o papel da gestão educacional, numa perspectiva democrática e refletir sobre o trabalhode formação docente para uso das tecnologias digitais para o ensino remoto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto à Secretaria Municipal de EducaçãoSanta Rita - PB, na qual aplicou-se questionário semiestruturado contendo 5 perguntas (4 abertas e 1 para marcação escalar de 1 a 5) com 8 gestoras. Os resultados da pesquisa mostram que a gestão educacional precisou reinventar suas práticas, metodologias e abordagens de trabalho, nos mais variados aspectos, entre eles, o planejamento pedagógico, o acompanhamento da aprendizagem dos(as) estudantes e o envolvimento da comunidade com a escola. Identificou-se que o trabalho do professor, sob orientação da gestão escolar, passou por diversas modificações dentro de um contexto de incertezas, falta de políticas públicas e de ações governamentais que oferecessem suporte tecnológico, recursos financeiros e capacitação dos profissionais da educação. Conclui-se, portanto, que as políticas públicas nacionais de educação, no contexto brasileiro, foram insuficientes para atender as demandas educacionais da população escolar do país, na Pandemia. Já as ações da gestão educacional do município, analisadas na pesquisa, trouxeram algumas possibilidades de enfrentamento à crise ocasionada pelo distanciamento social entre professores(as), estudantes, e o ambiente escolar possibilitando reinvenção, superação e resolução de problemas, ao alinharem objetivos coletivamente e ao ofertarem processos de formação continuada e capacitações técnicas sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino remoto e para o atendimento à comunidade, por meios digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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