Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20593
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de química: a realidade virtual como ferramenta pedagógica |
Autor(es): | Silva, Andson de Lisboa |
Primeiro Orientador: | Fonseca, Maria Gardennia da |
Resumo: | A sociedade moderna vem passando por várias mudanças no meio tecnológico e essa transição acompanha o ambiente educacional. Em virtude dessas transformações o docente deverá proporcionar práticas pedagógicas que estimulem o ensino aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de avaliar as tecnologias de informação e comunicação através do aplicativo Google expedições com ênfase na realidade virtual (RV) imersiva, como ferramenta pedagógica de ensino sendo aplicada em aulas sobre radioatividade no ensino médio de uma escola pública no estado da Paraíba. Ao mesmo tempo foi proposto o uso de uma ferramenta de RV para dinamização das aulas de química sobre radioatividade, buscando estimular o uso da tecnologia para viabilizar a implantação dessas novas técnicas de ensino e aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, onde a coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturada aplicadas via google forms, em virtude das complicações causadas pelaCOVID-19. Desta forma, todos os resultados e aplicações foram realizadas virtualmente para alunos e professores. Através da análise dos resultados, pode-se constatar que com o apoio das aulas e a utilização da RV como instrumento de ensino possibilitou uma desconstrução acerca da visão negativa que os estudantes tinham sobre radioatividade. |
Abstract: | Current society has been going through several changes in the technological field and it influences the education. Due to latter transformations, teachers must provide pedagogical practices that encourage teaching and learning. In this work, the use of information and communication technologies with emphasis on immersive virtual reality (VR) was investigated as a tool for the teaching of radioactivity in high school in a public system in Paraiba state. Furthermore, VR tool to boost chemistry classes on radioactivity was proposed aiming to encourage the use of technology to enable the implementation of these new teaching and learning techniques. Therefore, the present study is classified as a qualitative and quantitative research, that data was collected by using semi-structured interviews applied via google forms, due to the complications caused by covid-19. In this sense, all results and applications were virtually conduced for students and teachers. Results suggested that the classes and the use of virtual reality as a teaching tool allowed a deconstruction about the negative view of the students in relation the radioactivity. |
Palavras-chave: | Ensino de química Realidade virtual Radioatividade Tecnologia da informação e comunicação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20593 |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALS04082021.pdf | 839,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.