Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20594| Tipo: | TCC |
| Título: | Uma proposta didática para o ensino de misturas e seus processos de separação utilizando experimentação e jogo didático |
| Autor(es): | Silva, Emanuelle Batista Tavares da |
| Primeiro Orientador: | Fonseca, Maria Gardênnia da |
| Resumo: | O ensino de ciência, especialmente em química, vem sendo marcado por metodologias tradicionais de forma descontextualizada. O uso de temáticas problematizadoras que dão ênfase na construção do pensamento científico pelos alunos e que estão intrinsicamente relacionadas com o seu cotidiano vem a cada dia mais sendo aprontada com uma possibilidade. Este trabalho teve por objetivo sugerir uma sequência didática para aplicação em aulas do primeiro ano do ensino médio , baseada nos momentos pedagógicos de Delizoicov, através do tema vazamento de petróleo em praias do Nordeste brasileiro, na tentativa de problematizá-lo, juntamente com o uso de experimentação e jogo didático. A escolha do tema foi motivada pela ampla divulgação na mídia a época do vazamento e por permitir o estudo de misturas e suas separações. O conteúdo relacionado é um tema proposto na Base Nacional Comum Curricular e a temática do petróleo tem importância para a sociedade e a possibilidade de trabalhar com diversos conteúdos químicos. Foi verificado como estava sendo trabalhados os jogos em sala de aula e a experimentação e pelos professores, juntamente com o conhecimento prévio acerca da temática. Observou-se que 78% dos alunos apontaram que a experimentação vem sendo trabalhada como demonstrativa. Devido à pouca presença desses recursos na realidade escolar, foi proposta uma sequência didática com atividades que abordam o tema juntamente com o conteúdo de substâncias e misturas e seus processos de separação. Com esta proposta, buscou-se, não só a construção do conhecimento científico, como também o fortalecimento da visão cr í tica dos alunos e a aplicação do conhecimento adquirido a outras temáticas, como o tratamento de água em uma estação de tratamento. |
| Abstract: | Science teaching, especially in chemistry, has been marked by traditional methodologies in a decontextualized way. The use of problematizing themes that emphasize the construction of scientific thinking by students and that are intrinsically related to t heir daily lives is increasingly being prepared with a possibility. This work aims to provide a didactic sequence for application in classes of the first year of high school, based on the pedagogical moments of Delizoicov, through the theme of oil spills o n beaches in northeastern Brazil, in an attempt to problematize it, together with the use of experimentation and didactic game. What motivated the realization of this work was the fact that this theme is widely disseminated by the media, which can attract the attention of students, leading to a more significant learning, and also, in view of the importance for the society of the production of oil products and the possibility of working with different chemical contents. One of the questions posed for the development of this work was to verify how the experimentation and games in the classroom were being worked on by the teachers, together with previous knowledge about the theme. It was observed that 78% of the students point out that the experimentation has been worked as a demonstration, when only the teacher or one student manipulates the experiment while the rest observes the results. Due to the low presence of these resources in the school reality, a didactic sequence was proposed with activities that addr ess the theme together with the content of substances and mixtures and their separation processes. With this proposal, it was sought not only the construction of scientific knowledge, but also the strengthening of the students' critical vision and the application of acquired knowledge to other topics, such as water treatment in a treatment plant. |
| Palavras-chave: | Ensino de química - Experimentação Ensino de química - Sequência didática Ensino-aprendizagem em química - Jogo didático |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Química |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20594 |
| Data do documento: | 4-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EBTS04082021.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
