Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraz, Raíza de Souza-
dc.date.accessioned2021-08-05T12:12:48Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2021-08-05T12:12:48Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20598-
dc.description.abstractThe present research deals with the study of the development of computational thinking through educational robotics in basic education. The concept of computational thinking is considered important in documents related to basic education, such as the Common National Curricular Base (BNCC) and the Technology and Computing Curriculum of the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB). This course completion work has the general objective of identifying the state of the art on the development of Computational Thinking through Educational Robotics. To understand how educational robotics classes contribute to the development of the four pillars of computational thinking in basic education. To this end, a systematic mapping of the literature was conducted, following the research protocol proposed by Petersen et. al. (2008). The search for articles was made in the journals Educação, Formação & Tecnologias (EFT), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa (RELATEC) and Revista Novas Tecnologias na Educação(RENOTE). And also in the annals of the scientific events Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Informática na Escola (WIE). To search the sources the terms "pensamento computacional" (computational thinking) and "robótica educacional" (educational robotics) were used. The software Mendeley, a reference manager, was used to better organize the articles. The results of the search found 35 articles, and after applying the inclusion and exclusion criteria, 4 articles were selected for data analysis and discussion, answering the question of this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-05T12:12:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSB27072021.pdf: 1801859 bytes, checksum: 66d5180d5134bf4434262a4d3e11bf27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T12:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSB27072021.pdf: 1801859 bytes, checksum: 66d5180d5134bf4434262a4d3e11bf27 (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino - computaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleRobótica educacional e o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: mapeamento sistemático da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lebiam Tamar Gomes-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata do estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da robótica educacional na educação básica. O conceito de pensamento computacional é considerado importante em documentos voltados para a educação básica como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral identificar o estado da arte sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional para entender como as aulas de robótica educacional contribuem para o desenvolvimento dos quatro pilares do pensamento computacional na educação básica. Para esse fim, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, seguindo o protocolo de pesquisa proposto por Petersen et. al. (2008). A busca por artigos foi feita nas bases de dados das revistas Educação, Formação & Tecnologias (EFT), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa (RELATEC) e Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). E também nos anais dos eventos científicos Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Informática na Escola (WIE). Para a busca das fontes foram utilizados os termos "pensamento computacional" e "robótica educacional". Para melhor organização dos artigos foi empregado o software Mendeley, um gerenciador de referências. Os resultados das buscas localizaram 35 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 4 artigos para análise e discussão dos dados, respondendo à questão desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSB27072021.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons