Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriana dos Santos-
dc.date.accessioned2021-08-05T12:31:31Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2021-08-05T12:31:31Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20601-
dc.description.abstractThis work reflects on the relationship between teacher training in the area of further education in Youth and Adult Education in the Pedagogy Course and teacher training in this same area in Project PET/Conexões de saberes at UFPB, Campus I. To achieve this main objective, we discussed the initial teacher training for Youth and Adult Education in the Pedagogy Course at UFPB and in the aforementioned Project, and, lastly, we bring the perceptions of the scholarship and ex-scholarship holders of the project and of students and alumni of Pedagogy course about your training in EJA. The theoretical basis is based on Popular Education, having Freire ((1979; 1987; 1996), Tardif (2008), Gadotti (1991; 2014), Pimenta (1995), Silva (1992) as reference authors. The research approach was of a qualitative type, with bibliographic review and field research using a structured questionnaire as a data collection instrument, applied through a Google Forms form, with input from the authors Chizzotti, (2006), Bauer and Gaskell (2008), Gil (2008) and Prodanov and Freitas (2013). The subjects of the research were 06 people: 02 scholarship holders and 01 egress of the referred project and 02 students and 01 egress of the Pedagogy Course. As a result, it was identified that participation in extension projects that work with teacher education in EJA contributes qualitatively to the area of deepening in question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-05T12:31:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASS27072021.pdf: 498765 bytes, checksum: 4c8a81fb4a92ac6da50f05e6068c86b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T12:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASS27072021.pdf: 498765 bytes, checksum: 4c8a81fb4a92ac6da50f05e6068c86b0 (MD5) Previous issue date: 2020-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectÁrea de aprofundamentopt_BR
dc.subjectPET/Conexões de Saberespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA EJA na área de aprofundamento e no Projeto PET/Conexões de Saberes: limites e possibilidades durante a formação em Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.description.resumoEste trabalho reflete sobre a relação pedagógica, que se direciona a partir de uma intencionalidade estabelecida entre a ação de ensinar e aprender num movimento contínuo existente entre a formação docente na área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia e a formação docente nesta mesma área do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência da UFPB, Campus I. Para atingir o objetivo principal discutimos a formação inicial docente para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFPB e no referido Projeto, por último trazemos as percepções dos bolsistas e ex-bolsistas do projeto, de discentes e egressos do Curso de Pedagogia sobre sua formação em EJA. A fundamentação teórica está baseada na Educação Popular, tendo como autores de referência: Freire ((1979;1987;1996), Tardif (2008), Gadotti (1991;2014) e Pimenta (1995), Silva (1992). Com base nos procedimentos técnicos a pesquisa utilizada foi a bibliográfica e a pesquisa de campo. Em relação ao ponto de vista da abordagem do problema a pesquisa foi qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado através do formulário do Google Forms. Tendo por aporte os autores Chizzotti, (2006),Bauer e Gaskell (2008), Gil (2008) e Prodanov e Freitas (2013). Os sujeitos da pesquisa foram seis pessoas: 02 bolsistas, 01 egresso do referido projeto, dois discentes e um egresso do Curso de Pedagogia. Como resultado, identificou-se que a participação em projetos de extensão que trabalham com a formação docente em EJA contribui de forma qualitativa, ou seja, através desta amostra foi possível observar mesmo diante de um menor número de respondentes, questionamentos relevantes à área de aprofundamento em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASS27072021.pdf487,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons