Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Adriana Marcelino de-
dc.date.accessioned2021-08-05T13:03:39Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2021-08-05T13:03:39Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20605-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the perception of pedagogy students about the role of pedagogical residency and supervised internships for their theoretical-practical training, and as a specific objective to understand how the pedagogical residency enhanced the practices of internship in the course. To elucidate the objectives, we are guided by the following questions: What perceptions do the residents of pedagogy have about the theoretical-practical formation of the course?How do students/residents of pedagogy perceive the consequences of the experiences of residency as a potentiator for internships? Thus, it seeks to generate a sample that signals or not the resignification of this experience to what fosters the program. As theoretical references, we surround ourselves with authors such as: (PIMENTA, 1999; 1997; 2019); (LIMA, 2016); (FELÍCIO, 2008); (FLORES, 2010); (BRASIL, 2015, 2019), among others, in addition to official documents dealing with teacher training. The qualitative field research involved two stages, the first of exploration of documents and references and the second of collection and analysis of data related to students' responses about theoretical-practical training in the course. For it, a semi-structured questionnaire was applied, via the Google Forms platform with open and closed questions, in order to "collect written information on the part of the subjects surveyed, in order to know their opinion on the subject under study" (SEVERINO, 2007, p.109). As previous results, we can announce that the pedagogical residency and the mandatory supervised internships, in fact, assume a fundamental role in the theoretical-practical formation of the pedagogy course of ufpb, however, by the time in which they occur make the formative experiences differentiated. On the other hand, the practical experiences experienced during the PR were more significant, contributing to enhancing the initial teacher education of the residents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-05T13:03:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMA27012021.pdf: 447407 bytes, checksum: a8a6a1df96953ec47875d58931ddaef0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T13:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMA27012021.pdf: 447407 bytes, checksum: a8a6a1df96953ec47875d58931ddaef0 (MD5) Previous issue date: 2021-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação práticapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titlePercepção dos/as residentes de pedagogia sobre o papel da RP e dos estágios supervisionados para a formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Cláudia Maria de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção de estudantes de Pedagogia acerca do papel da Residência Pedagógica e dos Estágios Supervisionados para a sua formação teórico-prática, e como objetivo específico Perceber de que modo a residência pedagógica potencializou as práticas de estágio no curso. Para a elucidação dos objetivos, nos guiamos pelas seguintes questões: Que percepções os residentes de pedagogia têm sobre a formação teórico-prática do curso? De que maneira os/as discentes/residentes de pedagogia percebem os desdobramentos das experiências da residência como potencializadora para os estágios? Com isso, busca-se gerar uma amostragem que sinalize ou não a ressignificação dessa experiência ao que fomenta o programa. Como referenciais teóricos, nos cercamos de autores como: (PIMENTA, 1999; 1997; 2019); (LIMA, 2016); (FELÍCIO, 2008); (FLORES, 2010); (BRASIL, 2015, 2019), dentre outros, além dos documentos oficiais que tratam da formação de professores. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, envolveu duas etapas, a primeira de exploração dos documentos e referenciais e a segunda de coleta e análise dos dados referentes às respostas dos estudantes sobre a formação teórico-prática no curso. Para a mesma, aplicou-se um questionário semiestruturado, via plataforma Google Forms com questões abertas e fechadas, no “intuito de levantar informações escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinião dos mesmos sobre o assunto em estudo” (SEVERINO, 2007, p.109). Como resultados prévios, podemos anunciar que a residência pedagógica e os estágios supervisionados obrigatórios, assumem de fato um papel fundamental na formação teórico-prática do curso de pedagogia da UFPB, no entanto, pelo tempo em que ocorrem tornam as experiências formativas diferenciadas. Já as experiências práticas vivenciadas durante a RP foram mais significativas, contribuíram para potencializar a formação docente inicial dos residentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMA27012021.pdf436,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons