Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Giselle Siqueira Antun-
dc.date.accessioned2021-08-05T13:43:29Z-
dc.date.available2021-07-28-
dc.date.available2021-08-05T13:43:29Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20609-
dc.description.abstractThe following term paper (Trabalho de Conclusão de Curso, in Brazilian Portuguese) seeks to reflect on a collective of women’s support, raised on the Pedagogy Undergraduate Course (Curso de Pedagogia) from the Federal University of Paraíba (UFPB) and its contributions to the permanence of female students in the course. This collective of women has settled itself over the course of the academic years from 2015 to 2020. Therefore, I look after describing and thinking over the members’ bond and the collective’s strategies in providing for women to stay in the Pedagogy Course. I come from the idea that the hardships faced by these students to keep themselves in the course are closely associated to gender registration and the current manner of thinking and conceiving knowledge in educational institutions, which is conducted by an androcentric background. The employed methodological approaches were the self narrative writing and the collection of reports from four students who make up the referred collective. The guiding question presented to the participants of the research was: “How did the collective pitched in to your permanency in the Pedagogy Course?”. In terms of theoretical perspective, this paper is mainly based on the concepts of gender, feminism and collective. Thereupon, it was possible to recognize that the group’s contributions come from the hospitality, listening and discussion on the life experiences of these students, who find resonance of meaning within the collective. The results of this research point to the need for investment in an education based on ethical and solidary principles and to the importance of collectives as welcoming spaces and empowerment of women.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-05T13:43:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSAM28072021.pdf: 728828 bytes, checksum: 77c2ac3f1eb6937b61c23bd2acb9b1e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T13:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSAM28072021.pdf: 728828 bytes, checksum: 77c2ac3f1eb6937b61c23bd2acb9b1e3 (MD5) Previous issue date: 2021-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectAutonarrativapt_BR
dc.subjectColetivo de mulherespt_BR
dc.subjectEmpoderamento de mulherespt_BR
dc.titleColetivo(s) de mulheres e a construção de laços de fortalecimento para a permanência no curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca refletir sobre um coletivo de apoio feminino, que se construiu no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e suas contribuições para a permanência de mulheres estudantes no Curso. Este coletivo de mulheres se constituiu durante o percurso acadêmico, entre os anos de 2015 e 2020. Desse modo, busca-se descrever e refletir sobre os vínculos e as estratégias desse coletivo de mulheres estudantes para dar sustentação à permanência de mulheres no curso de Pedagogia. Parto do pressuposto de que as dificuldades enfrentadas por essas estudantes para permanecer no curso estão diretamente relacionadas com inscrições de gênero e com o modelo contemporâneo de pensar e conceber o conhecimento nas instituições de ensino, que é orientado a partir de uma matriz androcêntrica. As estratégias metodológicas adotadas foram a escrita autonarrativa e a coleta de relatos de quatro estudantes que compõem o referido coletivo. A questão orientadora apresentada às participantes da pesquisa foi: “Como o coletivo contribuiu para a sua permanência no curso de Pedagogia?”. Do ponto de vista teórico este TCC se respalda principalmente nos conceitos de gênero, feminismo e coletivo. Desse modo, foi possível constatar que as contribuições do grupo partem do acolhimento, da escuta e da elaboração das experiências de vida dessas estudantes, que encontram ressonância de sentidos dentro do coletivo. Os achados desta pesquisa apontam para a necessidade de investimento em uma educação pautada por princípios éticos e solidários e para a importância de coletivos como espaços de acolhimento e empoderamento de mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSAM28072021.pdf711,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons