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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorToledo, Mariana Medeiros-
dc.date.accessioned2021-08-05T13:53:33Z-
dc.date.available2021-07-28-
dc.date.available2021-08-05T13:53:33Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20610-
dc.description.abstractThis study aims to approach the analysis of the process of readjustment of the pedagogical mediation activities of the ETP/ Knowledge Connections - Youth Protagonism in Urban Peripheries among a pandemic. In structural terms, the work presents the project's extension actions that consist of overcoming the greatest educational needs and learning difficulties of children and adolescents in João Pessoa's shelters. It also presents the concepts of pedagogical mediation and the educational context during the pandemic, having as theoretical reference authors such as: Arroyo (2019), Costa (2013) and Santos (2020), among others. In the methodological was applied a questionnaire to the undergraduate students who have acted as educational mediators since the classroom period, moving to remote emergency teaching. From the responses of the extension workers, it was possible to see that even amidst so many impasses such as the absence of closer contact with children and adolescents and the lack of access to high-quality technological means, the students were able to extract positive aspects that could be extracted from this period that contributed and enriched even more the academic trainingof each one, such as thinking about new ways of educating through the renovation and readjustment of teaching, greater learning with technological tools and the effort to never give up and always believe in potential of education to transform lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-05T13:53:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMT28072021.pdf: 759472 bytes, checksum: 7ef23376948889596bea77ee96e1426c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T13:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMT28072021.pdf: 759472 bytes, checksum: 7ef23376948889596bea77ee96e1426c (MD5) Previous issue date: 2021-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação na pandemiapt_BR
dc.subjectCasas de acolhimentopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectReadequaçãopt_BR
dc.titleA Mediação Pedagógica nas Casas de Acolhimento em período de pandemia: um estudo do processo de readequação das atividades do PET/Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da análise do processo de readequação das atividades de mediação pedagógica do projeto PET/Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas em meio a pandemia. Em termos estruturais, o trabalho apresenta as ações de extensão do projeto que consistem em superar as maiores necessidades no âmbito educacional e dificuldades de aprendizagem das crianças e adolescentes das casas de acolhimento de João Pessoa. Apresenta se também os conceitos de mediação pedagógica e o contexto educacional durante a pandemia, tendo como referencial teórico autores como: Arroyo (2019), Costa (2013) e Santos (2020), dentre outros. No percurso metodológico foi realizada a aplicação de um questionário direcionado aos estudantes de licenciatura que atuam como mediadores educacionais desde o período presencial, transitando para o ensino emergencial remoto. A partir das respostas dos extensionistas foi possível constatar que mesmo em meio a tantos impasses como a ausência de um contato mais próximo com as crianças e adolescentes e a falta de um acesso aos meios tecnológicos de qualidade bastante recorrente, os estudantes puderam extrair aspectos positivos que puderam ser extraídos desse período que contribuíram e enriqueceram ainda mais a formação acadêmica de cada um, tais como pensar novas formas de educar por meio da renovação e readequação do ensino, maior aprendizagem com as ferramentas tecnológicas e o esforço de nunca desistir e sempre acreditar no potencial da educação em transformar vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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