Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Saul Arcanjo Santos Nascimento de-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:08:52Z-
dc.date.available2021-08-05-
dc.date.available2021-08-05T18:08:52Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20614-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the contents present in the mathematics textbook of the 1st year of high school. The objective was to analyze, in the light of the recommended criteria, if there was a basis in the theories that guide the learning of Mathematics at the present time. An investigation was carried out on the themes: Sets and Trigonometry in the triangle of the book #contato Mathematics by the authors: Joamir Roberto de Souza and Jacqueline da Silva Ribeiro Garcia. The analysis had an analytical-descriptive character, where the merits and demerits of the work in question were pointed out, based on pre-established criteria. These were built, supported by Raymond Duval's Theory of Registration of Semiotic Representation (2009) and by Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (1993). The analysis process revealed that there is some foundation in the aforementioned theories, however, some reservations were made in relation to registry changes and the use of symbolic representations throughout the considered text.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-05T18:08:52Z No. of bitstreams: 1 SASNM05082021.pdf: 1097343 bytes, checksum: abab106427979cd235b04773d7dd1c49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T18:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SASNM05082021.pdf: 1097343 bytes, checksum: abab106427979cd235b04773d7dd1c49 (MD5) Previous issue date: 2021-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAnálise do livro didáticopt_BR
dc.subjectConjuntospt_BR
dc.subjectTrigonometria no triângulopt_BR
dc.titleAnálise do livro didático de matemática: um enfoque psicológicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Edison Thadeu Bichara-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo a análise dos conteúdos presentes no livro didático de Matemática do 1º ano do ensino médio O objetivo foi o de analisar, à luz dos critérios preconizados, se houve embasamento nas teorias que norteiam a aprendizagem da Matemática no momento atual. Foi realizada uma investigação acerca dos temas: Conjuntos e Trigonometria no triângulo do livro #contato Matemática dos autores: Joamir Roberto de Souza e Jacqueline da Silva Ribeiro Garcia. A análise teve um caráter analítico-descritivo, onde foram apontados os méritos e deméritos, da obra em apreço, com base em critérios pré-estabelecidos. Estes foram construídos, respaldados na Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval (2009) e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1993). O processo de análise revelou haver alguma fundamentação nas teorias supracitadas, no entanto, algumas ressalvas foram feitas em relação às mudanças de registro e ao uso de representações simbólicas ao longo do texto considerado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SASNM05082021.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.