Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Maria Sara Andrade-
dc.date.accessioned2021-08-06T15:36:20Z-
dc.date.available2021-08-06-
dc.date.available2021-08-06T15:36:20Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20616-
dc.description.abstractIn this paper, we discuss gender inequality in mathematics, as over time many women have dedicated themselves to the study of this science. These women were not allowed, let alone encouraged, to study and participate in the construction of this science, and yet they actively participated. But, historically speaking, these women's names are not mentioned or recognized in the way they should be. With this in mind, we are talking about women who were part of the construction of the history of mathematics and who left great contributions. We also talk about Brazilian mathematicians who contributed to mathematics in Brazil. Then, we present the research carried out from the official websites of the Federal Universities of Brazil in faceto-face mathematics courses, analyzing the number of teachers in these courses. Finally, we talk about the relationship between mathematical awards and women and about Maryam Mirzakhani, the first and only woman to receive the Fields Medal. We also talk about initiatives that seek to bring girls closer to math. The study showed the challenges and prejudices suffered by women who proposed to study mathematics over time and that despite the active participation that women have, mathematics is still a predominantly male area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-06T15:36:20Z No. of bitstreams: 1 MSAN06082021.pdf: 1070884 bytes, checksum: a32e667452b68e7a9d9304587ab4646f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-06T15:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSAN06082021.pdf: 1070884 bytes, checksum: a32e667452b68e7a9d9304587ab4646f (MD5) Previous issue date: 2021-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectMulheres na matemáticapt_BR
dc.subjectContribuição feminina na matemáticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleA desigualdade de gênero na matemática: aspectos históricos e atuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Elisandra de Fatima Gloss de-
dc.description.resumoNo presente trabalho discutimos sobre a desigualdade de gênero na matemática, visto que ao longo do tempo muitas mulheres se dedicaram ao estudo dessa ciência. Essas mulheres não tinham permissão e muito menos incentivo para estudar e participar da construção dessa ciência, e mesmo assim participaram ativamente. Mas, historicamente falando, o nome dessas mulheres não é citado ou reconhecido da maneira como deveria ser. Pensando nisso, falamos de mulheres que fizeram parte da construção da história da matemática e que deixaram grandes contribuições. Também falamos de matemáticas brasileiras que contribuíram para a matemática no Brasil. Em seguida, apresentamos a pesquisa realizada a partir dos sites oficiais das Universidades Federais do Brasil nos cursos presenciais de matemática, analisando o número de professores e professoras nesses cursos. Por fim falamos da relação entre os prêmios matemáticos e as mulheres e sobre Maryam Mirzakhani, a primeira e única mulher a receber a Medalha Fields. Também falamos sobre iniciativas que buscam aproximar as meninas da matemática. O estudo mostrou os desafios e preconceitos sofridos pelas mulheres que se propuseram a estudar matemática ao longo do tempo e que apesar da participação ativa que as mulheres têm, a matemática ainda é uma área majoritariamente masculina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSAN06082021.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.