Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20616Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nunes, Maria Sara Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2021-08-06T15:36:20Z | - |
| dc.date.available | 2021-08-06 | - |
| dc.date.available | 2021-08-06T15:36:20Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20616 | - |
| dc.description.abstract | In this paper, we discuss gender inequality in mathematics, as over time many women have dedicated themselves to the study of this science. These women were not allowed, let alone encouraged, to study and participate in the construction of this science, and yet they actively participated. But, historically speaking, these women's names are not mentioned or recognized in the way they should be. With this in mind, we are talking about women who were part of the construction of the history of mathematics and who left great contributions. We also talk about Brazilian mathematicians who contributed to mathematics in Brazil. Then, we present the research carried out from the official websites of the Federal Universities of Brazil in faceto-face mathematics courses, analyzing the number of teachers in these courses. Finally, we talk about the relationship between mathematical awards and women and about Maryam Mirzakhani, the first and only woman to receive the Fields Medal. We also talk about initiatives that seek to bring girls closer to math. The study showed the challenges and prejudices suffered by women who proposed to study mathematics over time and that despite the active participation that women have, mathematics is still a predominantly male area. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-06T15:36:20Z No. of bitstreams: 1 MSAN06082021.pdf: 1070884 bytes, checksum: a32e667452b68e7a9d9304587ab4646f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-06T15:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSAN06082021.pdf: 1070884 bytes, checksum: a32e667452b68e7a9d9304587ab4646f (MD5) Previous issue date: 2021-06-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Desigualdade de gênero | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres na matemática | pt_BR |
| dc.subject | Contribuição feminina na matemática | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.title | A desigualdade de gênero na matemática: aspectos históricos e atuais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Moraes, Elisandra de Fatima Gloss de | - |
| dc.description.resumo | No presente trabalho discutimos sobre a desigualdade de gênero na matemática, visto que ao longo do tempo muitas mulheres se dedicaram ao estudo dessa ciência. Essas mulheres não tinham permissão e muito menos incentivo para estudar e participar da construção dessa ciência, e mesmo assim participaram ativamente. Mas, historicamente falando, o nome dessas mulheres não é citado ou reconhecido da maneira como deveria ser. Pensando nisso, falamos de mulheres que fizeram parte da construção da história da matemática e que deixaram grandes contribuições. Também falamos de matemáticas brasileiras que contribuíram para a matemática no Brasil. Em seguida, apresentamos a pesquisa realizada a partir dos sites oficiais das Universidades Federais do Brasil nos cursos presenciais de matemática, analisando o número de professores e professoras nesses cursos. Por fim falamos da relação entre os prêmios matemáticos e as mulheres e sobre Maryam Mirzakhani, a primeira e única mulher a receber a Medalha Fields. Também falamos sobre iniciativas que buscam aproximar as meninas da matemática. O estudo mostrou os desafios e preconceitos sofridos pelas mulheres que se propuseram a estudar matemática ao longo do tempo e que apesar da participação ativa que as mulheres têm, a matemática ainda é uma área majoritariamente masculina. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSAN06082021.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
