Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, KÁLIO ARQUIMEDES DA SILVA-
dc.date.accessioned2021-08-07T15:43:57Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2021-08-07T15:43:57Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20623-
dc.description.abstractCommunication has always been directly linked to technological and scientific evolution. The process of knowledge transmission surrounds humanity since its origin and contributes to its evolution. In marketing, this process has become part of a strategy called content marketing, which seeks not only to sell, but to inform the individual about what he is consuming. This project seeks to show how the relationship between scientific research and digital marketing works, more specifically, in content marketing. Through the Vupelle brand and the entrepreneur and pharmacy student, Livia Queiroz, a study was carried out to understand how scientific dissemination can be inserted in this marketing context. It was noted the importance of a foundation in the content production process, and that digital marketing can be used as a way to disseminate Science and Technology (S&T) or other fields of knowledge, also popularizing the work of a scientific researcher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Olavo Mendes (ccmd@cchla.ufpb.br) on 2021-08-07T15:43:57Z No. of bitstreams: 1 TCC Kálio Arquimedes - 11512197 final.pdf: 3164609 bytes, checksum: 44bdc8868df959179766758ba86c29f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-07T15:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Kálio Arquimedes - 11512197 final.pdf: 3164609 bytes, checksum: 44bdc8868df959179766758ba86c29f4 (MD5) Previous issue date: 2021-07-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTransmissão de conhecimentopt_BR
dc.subjectMarketing de conteúdopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleA RELAÇÃO ENTRE PESQUISA CIENTÍFICA E MARKETING DE CONTEÚDO Uma análise da marca Vupelle e da produtora de conteúdo Lívia Queirozpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Serrano, Paulo Henrique Souto Maior-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750710203650316pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750710203650316pt_BR
dc.description.resumoA comunicação sempre esteve diretamente ligada a evolução tecnológica e cientifica. O processo de transmissão de conhecimento cerca a humanidade desde a sua origem e contribui para sua evolução. No marketing, esse processo tornou-se parte de uma estratégia chamada marketing de conteúdo, que busca não apenas vender, mas informar ao individuo sobre aquilo que ele esta consumindo. O presente projeto busca mostrar como funciona a relação entre pesquisa cientifica e marketing digital, mais especificamente, no marketing de conteúdo. Por meio da marca Vupelle e da empreendedora e estudante de farmácia, Livia Queiroz, realizou-se um estudo para entender como a divulgação cientifica pode estar inserida nesse contexto de marketing. Notou-se a importância de uma fundamentação no processo de produção de conteúdo, e que o marketing digital pode ser utilizado como forma de divulgar a Ciência e Tecnologia (C&T) ou outros campos de conhecimento, popularizando também o trabalho de um pesquisador cientifico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMídias Digitaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643. Acesso em: 08 de maio de 2021. AMA - American Marketing Association. Definition of marketing. Documento eletrônico. Disponível em: https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-ismarketing/. Acesso em: 7 jul. 2021. ANALYTICAL Support for Bibliometrics Indicators. Science Metrix. 2018. Disponível em: https://www.science-metrix.com/sites/default/files/science-metrix/publications/ science-metrix_open_access_availability_scientific_publications_report.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021. AMA - American Marketing Association. Digital Marketing. Documento eletrônico. Disponível em: <https://www.ama.org/topics/digital-marketing/> Acesso em: 7 jul. 2021. AMARAL, Fernanda Vasconcelos; JULIANI, Jordan Paulesky. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. BIBLOS, v. 34, n. 1, p. 6-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11284/7873. Acesso em: 7 jul. de 2021 BASSO, Kenny; LAIMER, Claudionor Guedes; BASEGGIO, Henrique Webber. Personalidade e boca a boca: proposições de pesquisa. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 2, p. 17-29, 2015. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11219>. Acesso em: 7 jul. 2021. BORGES, Clara. O que é email marketing: tudo que você precisa saber para colocar essa estratégia em prática em 2021. Rock Content. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tudo-sobre-email-marketing/.Acesso em: 7 jul. 2021. BORJA, Leandro. O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?. Rock Content. 2018. Disponível em:<https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-afiliados/>. Acesso em: 7 jul. 2021. BORRAGINI, Hesley; SATHLER, Raphael. Tendências para o Marketing 2020. Rock Content. 2020. BRASIL. Artigo 207, Constituição Federal. 1996. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/ art_207_.asp>. Acesso em 6 de jul de 2021. BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1, p. 1- 12, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761. Acesso em: 29 jun. 2021. CARDOSO, Bruna Crasoves. Influência das redes sociais da Digital Influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores. 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/148529. Acesso em: 5 de maio de 2021. CASAROTTO, Camila. Saiba o que é publicidade digital e por que ela é diferente do Marketing Digital. Rock Content. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/oque- e-publicidade-digital/. Acesso em: 7 jul. 2021. CETIC.BR - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros 2019.Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 24 abr. 2021. CHRISTO, Neidy. et al. Digital Influencer. XXII SEMEAD, 2019. Disponível em: https://login.semead.com.br/22semead/anais/arquivos/897.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. - Porto Alegre: Artmed, 2010. CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Percepção pública da C&T no Brasil - 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percep cao_pub_CT.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021. DA SILVA, Cristiane Rubim Manzina; TESSAROLO, Felipe Maciel. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. XXXIX Intercom, São Paulo–SP, 14p. 2016. Disponível em:<https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf>. Acesso em: 28 de maio de 2021 ELEUTÉRIO, Lorena. Quem são os influencers do futuro?. L’OFFICIEL. Disponível em: https://www.revistalofficiel.com.br/cultura/influencers-do-futuro-tiktokgenuinfluencers. Acesso em: 28 de maio 2021. FRANÇA, Andressa de Almeida. Divulgação Científica no Brasil: espaços de interatividade na Web. Dissertação de Mestrado - UFSCar. São Carlos. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7131>. Acesso em 29 jun. 2021 FELIX, Eloisa Costa. O papel das influenciadoras digitais no processo de decisão de compra. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Bacharel em Administração), Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/6333/1/EloisaCF_Monografia.p df. Acesso em: 7 jul.2021. FERREIRA, Valdinéia Barreto. E-science e políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação no Brasil. EDUFBA, 2018. Disponível em: http://books.scielo.org/id/bc84k/pdf/ferreira-9788523218652-03.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021. GARVEY, William D . Communication, the essence of science. ed.1.Pergamon Press Ltd., Headington Hill Hall, Oxford OX3 OBW, England, 1979. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. GONÇALVES, Thais. Ensino, pesquisa e extensão: entenda os três pilares da universidade. Vai de Bolsa. Disponível em: https://vaidebolsa.com.br/ensinopesquisa- e-extensao/#:~:text=Ensino%2C%20pesquisa%20e%20extens%C3%A3o %3A%20entenda%20os%20tr%C3%AAs%20pilares%20da%20universidade,- Universidades. Acesso em: 27 de maio de 2021. IBALDO; Adriana, SCHWANTES; Cíntia. Ada Lovelace, a encantadora de números. Revista XIX, 1(4), 162–176. 2017. Disponível em:<https://periodicos.unb.br/index.php/revistaXIX/article/view/21765>. Acesso em 8 jul. 2021 KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012. KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo. Pearson Education do Brasil. 2012. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro. Sextante. 2017. LAGE, Amarílis; FERNANDES, Lucas de Oliveira. A internet de ontem, hoje e amanhã. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/ 2016/05/internet-de-ontem-hoje-e-amanha.html. Acesso em: 30 jun.2021. MANTON, Hannah. Key Consumer Behaviour Trends for 2021 & Beyond. WGSN. 2021. Disponível em: https://www.wgsn.com/blogs/key-insight-trends-for-2021/. Acesso em: 28 jun. 2021. MCGLOIN, Aileen F.; ESLAMI, Sara. Digital and social media opportunities for dietary behaviour change. Proceedings of the Nutrition Society, v. 74, n. 2, p. 139- 148, 2015. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/proceedings-ofthe- nutrition-society/article/digital-and-social-media-opportunities-for-dietarybehaviour- change/737B71C2B6C9597B941814643B290028. Acesso em: 7 jul. 2021.MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília, DF. Briquet de Lemos. 1999. MENDES, Marta Ferreira Abdala et al. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista divulgador José Reis (1948-1958). 2006. Tese de Doutorado. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19779. Acesso em: 6 de jul. 2021. MOOERS, Calvin N. Zatocoding applied to mechanical organization of knowledge. American documentation, v. 2, n. 1, p. 20-32, 1951. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Zatocoding-applied-to-mechanicalorganization- of-Mooers/2bb8062ce4d951c0768a38fc7501a5e457828c54. Acesso em: 1 jul. 2021. MOGNON; Mateus. Consumo de podcasts no Brasil cresce 67% em 2019, aponta pesquisa. Tecmundo. 2019. Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br/internet/146951-consumo-podcasts-brasil-cresce- 67-2019-aponta-pesquisa.htm>. Acesso em: 9 de julho de 2021 MOREIRA, Danilo dos Reis. Um estudo da tecnologia Web 2.0. 2009. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/498/o/Danilo2009.pdf> Acesso em: 7 de julho de 2021. MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011. Disponível em:<https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/874/871>. Acesso em: 28 maio. 2021 MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 13-30, 2010. Disponível em <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/33885> Acesso em: 8 de julho de 2021. OLIVEIRA, Eloísa da Conceição Príncipe de. Comunicação científica e redes sociais. Fronteiras da ciência da informação./ Sarita Albagli, organizadora. – Brasília, DF: IBICT, 2013. 260p. Disponível em <https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/452/1/Fronteiras%20da%20Ci%c3%aancia %20da%20Informa%c3%a7%c3%a3o.pdf>. Acesso em 7 de julho de 2021. O QUE é lead magnet e como criá-lo em sua estratégia de conteúdo?. Rock Content, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/lead-magnet/. Acesso em: 9 jun. 2021. PATLE, Sujan; WORMLEY, Rob. Content Marketing Playbook: Domine a arte do Marketing de Conteúdo. Rock Content. Disponível em: https://materiais.rockcontent.com/content-marketing-playbook. Acesso em: 9 de jul. 2021. PEÇANHA, Vitor. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre o Marketing de Atração e desenvolva estratégias para atrair e conquistar clientes. Rock Content. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-inbound-marketing/. Acesso em: 8 jul. 2021. PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 2, p.153-165. 2014. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/629. Acesso em: 9 de jul. 2021. PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021. POZZA, Osvaldo; PENEDO, Sérgio. A máquina de Turing. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 2002 Disponível em:<http://www. inf. ufsc. br/~ barreto/trabaluno/MaqT01. pdf>. Acesso em 8 jul. 2021 PUBLICATIONS Output: U.S. Trends and International Comparisons. NSF - National Science Foundation. Disponível em: <https://ncses.nsf.gov/pubs/nsb20206/introduction>. Acesso em: 26 de abril de 2021. REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. INBOUND MARKETING. Resultados Digitais. 2016. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/inbound-marketing/. Acesso em: 8 jul. 2021. RODRIGUES, Ricardo. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação / Ricardo Batista Rodrigues. – Recife: IFPE, 2016. 86 p. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/12/arte_tecnologias_informacao_c omunicacao.pdf>. Acesso em 5 de maio de 2021. ROSA, Flávia Goulart; BARROS, Susane Santos. Comunicação científica: reflexões preliminares para o GT" Relevância dos livros acadêmicos na comunicação da pesquisa". SciELO 20 Years Repository, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://www.scielo20.org/redescielo/wp-content/uploads/sites/2/2018/07/ROSA-F_- BARROSS.-Comunicacao-Cientifica.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021 ROSE; Robert. THE SYMPHONY OF CONNECTED INTERACTIVE CONTENT MARKETING. Content Marketing Institute. Documento Eletrônico. 2017. Disponível em:<https://contentmarketinginstitute.com/wp-content/uploads/2017/06/ IonInteractive_Symphony_Final.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2021 SANTOS, Eric. O que é Lead e para que serve a gestão de Leads. Resultados Digitais. 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/leads/. Acesso em: 9 jun. 2021. SANTOS, Lucas Luis dos. Conte-me uma história: Storytelling como estratégia de marketing de conteúdo. Repositório Institucional da UFPB. João Pessoa, 59 f. : il. 2019. Monografia (Graduação) - UFPB/CCSA. Disponível em:<https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16111> Acesso em 8 de julho de 2021. SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_7810a51cca_0000015436.pdf. Acesso em: 8 jul. 2021. SLEUTJES, Maria Helena Silva Costa. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, v. 33, n. 3, p. 99-111, 1999. Disponível em:<http://www.spell.org.br/documentos/ver/12877/refletindo-sobre-os-tres-pilaresde- sustentacao-das-universidades--ensino-pesquisa-extensao/i/pt-br>. Acesso em 6 de jul de 2021. SILVA; Fabiano.Couto.Corrêa, SILVEIRA; da Lucas. O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, v.31, e190001, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tinf/a/dJ89vRg94Qxtf6Y7M49Hztr/?lang=pt>. Acesso em: 9 jul. 2021. SCANFONE, Leila; JUNIOR, Noel Torres; GOSLING, Marlusa De Sevilha. As diversas formas de ofertar valor para o cliente em sistemas de serviços. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 4, p. 38-53, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.509>. Acesso em: 9 jul. 2021 SOUTO, Rodrigo. O que é Inbound Marketing? Tudo o que você precisa saber. Hubspot. 2020. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/o-que-einbound- marketing. Acesso em: 8 jun. 2021. TIC Domicílios. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. CGI.Br - Comitê Gestor da Internet no Brasil. ICT Households 2019. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. 1.ed. São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Documento Eletrônico. 2019. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_elet ronico.pdf>. Acesso em: 26 de abril de 2021. THE State of Video Marketing 2021. Wyzowl, 2021. Disponível em: https://www.wyzowl.com/video-marketing-statistics/. Acesso em: 8 jul. 2021. TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009. VIEIRA, Allan Victor Castro; DE FREITAS, Jéssica Colaço. A teoria hipodérmica e sua aplicabilidade na publicidade infantil. Intercom– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Mossoró - RN. 2013 Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2013/resumos/R37-0726-1.pdf. Acesso em: 9 jul. 2021. WEB OF SCIENCE GROUP. A Pesquisa no Brasil: Promovendo a excelência. 2019. Disponível em: https://propp.ufms.br/files/2019/09/Pesquisa-no-Brasil.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021. WEINSMIG, Deborah. Influencers Are The New Brands. Forbes. 2016.Disponível em:https://www.forbes.com/sites/deborahweinswig/2016/10/05/influencers-are-thenew- brands/?sh=15e3d2c17919. Acesso em: 27 de maio de 2021 WHAT Is Content Marketing?. CMI - Content Marketing Institute. 2012. Disponível em: https://contentmarketinginstitute.com/what-is-content-marketing/. Acesso em: 7 jul. 2021. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2º ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 1ªed. 336p. 2016.pt_BR
dc.subject.cnpq6.09.01.00-4 Teoria da Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpq6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propagandapt_BR
dc.subject.cnpq6.09.02.04-3 Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kálio Arquimedes - 11512197 final.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.