Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Elisabete Cristina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T10:48:39Z | - |
dc.date.available | 2021-07-30 | - |
dc.date.available | 2021-08-09T10:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20624 | - |
dc.description.abstract | The main objective of the present work was to analyze the development of learning from the use of playfulness and its potential as an engagement strategy in the construction of such learning with students from the 1st year of Elementary School. As a methodology, a qualitative approach was chosen, being a bibliographical and analytical research, from the point of view of reflecting on the educational practice. To theoretically support the work and define the concept of play adopted in the research, the studies by Adreeta et al. (2020), Kishimoto (1994), Negrine (1994), Vygotsky (1984); to understand the expansion of Elementary School and the relationship of children with schooling, we anchored in the studies by Arelaro et al. (2011), Corsino (2007), Nogueira (2011); as well as Nóvoa (1995), Pinto and Tavares (2010), Rocha and Ribeiro (2017) and Rodrigues (199) to elaborate on the importance of play in children's learning. According to what was analyzed from the review and reflection of teaching practice within the Supervised Internship, the importance of the discipline in the training process towards a concept of education aimed at the subjects and its dimensions, and not the transmission of content, as well as the differential of teacher training focused on the use of play as a pedagogical action. Given this, this work intends to corroborate and add to the studies that show play as an inseparable element of school learning with children. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-09T10:48:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECSS30072021.pdf: 546165 bytes, checksum: de96a30bf6019629c5cdbd58c5701c1f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-09T10:48:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECSS30072021.pdf: 546165 bytes, checksum: de96a30bf6019629c5cdbd58c5701c1f (MD5) Previous issue date: 2021-07-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Lúdico em ação: análise de uma experiência de estágio supervisionado numa escola da rede pública de João Pessoa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Isolda Ayres Viana | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo principal analisar o desenvolvimento da aprendizagem a partir da utilização do lúdico e suas potencialidades como estratégia de engajamento na construção de tais aprendizagens com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia optou-se por uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica e analítica, do ponto de vista de refletir sobre a prática educativa. Para fundamentar teoricamente o trabalho e definir a concepção de lúdico adotada na pesquisa, utilizou-se os estudos de Adreeta et al. (2020), Kishimoto (1994), Negrine (1994), Vygotsky (1984); para compreender a ampliação do Ensino Fundamental e a relação das crianças com a escolarização, ancorou-se nos estudos de Arelaro et al. (2011), Corsino (2007), Nogueira (2011); assim como Nóvoa (1995), Pinto e Tavares (2010), Rocha e Ribeiro (2017) e Rodrigues (199) para elaborar sobre a importância do lúdico na aprendizagem da criança. De acordo com o que foi analisado a partir da revisão e reflexão da prática docente dentro do Estágio Supervisionado, constatou-se a importância da disciplina no processo formativo em direção a uma concepção de educação voltada aos sujeitos e suas dimensões e não, a transmissão de conteúdo, bem como o diferencial da formação docente voltada a utilização do lúdico como ação pedagógica. Diante disto, este trabalho pretende corroborar e se somar aos estudos que evidenciam o lúdico como elemento indissociável da aprendizagem escolar com crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ECSS30072021.pdf | 533,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons