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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Linhares, Jacielly Delmiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T11:25:11Z | - |
dc.date.available | 2021-08-03 | - |
dc.date.available | 2021-08-09T11:25:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-09T11:25:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JDL3082021.pdf: 437435 bytes, checksum: 7f7f5615ce3b5c45f1866c41fdfe3e7f (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Pandemia - Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Avaliação em tempo de pandemia: algumas perspectivas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luisa Nogueira de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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