Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLinhares, Jacielly Delmiro-
dc.date.accessioned2021-08-09T11:25:11Z-
dc.date.available2021-08-03-
dc.date.available2021-08-09T11:25:11Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626-
dc.description.abstractEsta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-09T11:25:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JDL3082021.pdf: 437435 bytes, checksum: 7f7f5615ce3b5c45f1866c41fdfe3e7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-09T11:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JDL3082021.pdf: 437435 bytes, checksum: 7f7f5615ce3b5c45f1866c41fdfe3e7f (MD5) Previous issue date: 2021-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.titleAvaliação em tempo de pandemia: algumas perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDL3082021.pdf427,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons