Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João Ricardo da-
dc.date.accessioned2021-08-09T18:14:49Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2021-08-09T18:14:49Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20641-
dc.description.abstractParasites are frequent in places with low HDI, Paraíba has high rates, the adoption of strategies that work to minimize these rates are very interesting for the formation of citizens. Recognizing the need to provide more attractive, contextualized methodologies that promote the active participation of young people in the construction of knowledge, the study sought to observe the collaboration of the construction of didactic games in the understanding of parasitic infections by high school students. The study resorted to qualitative and quantitative procedures that were carried out by applying objective questionnaires and conversations carried out before and after the didactic activity. The results showed the stimulus to questioning and participatory capacity, a greater amount of correct answers was observed in the objective questionnaires. The students considered the methodology used motivating and facilitating the understanding of the contents studied in the classroom, in this way there was an increase in the participation and learning of the developed theme, causing a greater understanding of the theme addressed. The methodology used enabled greater socialization of knowledge and understanding of the scientific method. The work showed that the use of active methodologies are significant strategies for better assimilation of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariadne Cristina Moura (ariadne.moura@academico.ufpb.br) on 2021-07-27T22:30:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoRicardodaSilva_Dissert.pdf: 1922169 bytes, checksum: 2402328d5cc2dc180c4387793807170b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-09T18:14:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoRicardodaSilva_Dissert.pdf: 1922169 bytes, checksum: 2402328d5cc2dc180c4387793807170b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-09T18:14:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoRicardodaSilva_Dissert.pdf: 1922169 bytes, checksum: 2402328d5cc2dc180c4387793807170b (MD5) Previous issue date: 2020-07-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectInvestigationpt_BR
dc.titleJogos educativos: uma proposta para dinamizar o ensino da parasitologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Bruno Henrique Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5854688373540439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Fábio Marcel da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5907905663895187pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7138716494501589pt_BR
dc.description.resumoAs parasitoses são frequentes em locais de baixos IDH, a Paraíba apresenta índices altos, a adoção de estratégias que atuem para minimizar estes índices são bem interessantes para a formação cidadã. Reconhecendo a necessidade de disponibilizar metodologias mais atrativas, contextualizadas e que promovam a participação ativa dos jovens na construção do conhecimento, o estudo buscou observar a colaboração da construção dos jogos didáticos na apreensão do conhecimento sobre infecções parasitárias por estudantes do ensino médio. O estudo recorreu a procedimentos qualitativos e quantitativos que foram realizados pela aplicação de questionários objetivos e rodas de conversas executadas antes e após a realização da atividade didática. Os resultados evidenciaram o estímulo a capacidade questionadora e participativa, notou-se cumulativamente uma maior quantidade de acertos nos questionários objetivos. Os estudantes consideraram a metodologia utilizada motivadora e facilitadora para a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, desta forma verificou-se um aumento na participação e aprendizagem do tema desenvolvido, ocasionando maior compreensão da temática abordada. A metodologia utilizada possibilitou maior socialização do conhecimento e compreensão do método científico. O trabalho evidenciou que a utilização de metodologias ativas são estratégias significativas para melhor assimilação do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologia Molecularpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoRicardodaSilva_Dissert.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons