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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20641
Tipo: Dissertação
Título: Jogos educativos: uma proposta para dinamizar o ensino da parasitologia no ensino médio
Autor(es): Silva, João Ricardo da
Primeiro Orientador: Galvão, Bruno Henrique Andrade
Primeiro Coorientador: Santos, Fábio Marcel da Silva
Resumo: As parasitoses são frequentes em locais de baixos IDH, a Paraíba apresenta índices altos, a adoção de estratégias que atuem para minimizar estes índices são bem interessantes para a formação cidadã. Reconhecendo a necessidade de disponibilizar metodologias mais atrativas, contextualizadas e que promovam a participação ativa dos jovens na construção do conhecimento, o estudo buscou observar a colaboração da construção dos jogos didáticos na apreensão do conhecimento sobre infecções parasitárias por estudantes do ensino médio. O estudo recorreu a procedimentos qualitativos e quantitativos que foram realizados pela aplicação de questionários objetivos e rodas de conversas executadas antes e após a realização da atividade didática. Os resultados evidenciaram o estímulo a capacidade questionadora e participativa, notou-se cumulativamente uma maior quantidade de acertos nos questionários objetivos. Os estudantes consideraram a metodologia utilizada motivadora e facilitadora para a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, desta forma verificou-se um aumento na participação e aprendizagem do tema desenvolvido, ocasionando maior compreensão da temática abordada. A metodologia utilizada possibilitou maior socialização do conhecimento e compreensão do método científico. O trabalho evidenciou que a utilização de metodologias ativas são estratégias significativas para melhor assimilação do conhecimento.
Abstract: Parasites are frequent in places with low HDI, Paraíba has high rates, the adoption of strategies that work to minimize these rates are very interesting for the formation of citizens. Recognizing the need to provide more attractive, contextualized methodologies that promote the active participation of young people in the construction of knowledge, the study sought to observe the collaboration of the construction of didactic games in the understanding of parasitic infections by high school students. The study resorted to qualitative and quantitative procedures that were carried out by applying objective questionnaires and conversations carried out before and after the didactic activity. The results showed the stimulus to questioning and participatory capacity, a greater amount of correct answers was observed in the objective questionnaires. The students considered the methodology used motivating and facilitating the understanding of the contents studied in the classroom, in this way there was an increase in the participation and learning of the developed theme, causing a greater understanding of the theme addressed. The methodology used enabled greater socialization of knowledge and understanding of the scientific method. The work showed that the use of active methodologies are significant strategies for better assimilation of knowledge.
Palavras-chave: Educação e saúde
Metodologias ativas
Investigação
Education and health
Active methodologies
Investigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20641
Data do documento: 30-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

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