Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Nilsamira da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-11T15:35:53Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-08-11T15:35:53Z-
dc.date.issued2007-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20661-
dc.description.abstractThe self-help literary genre is a mass editorial phenomenon — a product of the cultural industry - absorbed by thousands and thousands of readers around the world. Such genre is made up of manuals, essays, narratives, individual statements, etc. by means of which the editorial market - that controls this sort of textual production - trades formulas, techiques, advice, in order to solve the problems that afflict individuals in modern times. The linguistic procedures that dominate self-help text structures are designed starting from appellative premises aiming at making it easier the circulation and reception of the text referred to, among the reading public who consumes messianic-like advice. And facilitation occurs through approaches based on stereotypes, clichés, conventions and sociocultural concepts that maintain the social prevailing order. Brazilian market of self-help books has grown over 700%, from 1994 to 2002, whereas the editorial market as a whole, has grown only 35%. In this paper, we focus on investigations about the amazing success of the textual genre studied, through literary criticism procedures about the self-help books: On the Piedra's River Bank I sat and cried, whose author is the Brazilian writer Paulo Coelho, as well as Man come from Mars and Women come from Venus, by the North-American John Gray.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-07-28T19:25:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NilsamiraDaSilvaOliveira_Tese.pdf: 92548305 bytes, checksum: b11ed87e7551aa0716baedec0e3fbc68 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-11T15:35:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NilsamiraDaSilvaOliveira_Tese.pdf: 92548305 bytes, checksum: b11ed87e7551aa0716baedec0e3fbc68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-11T15:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NilsamiraDaSilvaOliveira_Tese.pdf: 92548305 bytes, checksum: b11ed87e7551aa0716baedec0e3fbc68 (MD5) Previous issue date: 2007-02-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura de autoajudapt_BR
dc.subjectLeitura de autoajudapt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectSelf-help literaturept_BR
dc.subjectSelf-help readingpt_BR
dc.titleO mito da literatura de autoajuda: uma análise crítica da linguagem e da tipologia dos heróis presentes em na margem do rio Piedra eu sentei e chorei e homens são de Marte, mulheres são de Vênuspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Arturo Gouveia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650852974945751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7588852265384348pt_BR
dc.description.resumoO gênero literário de autoajuda é um fenômeno editorial de massa - produto da indústria cultural - consumido por milhares e milhares de leitores em todo o mundo. Tal gênero é composto de manuais, ensaios, narrativas, depoimentos individuais etc, por meio dos quais, o mercado editorial - que domina este tipo de produção textual - comercializa fórmulas, técnicas, conselhos, enfim, ensinamentos diversos para superação dos problemas que afligem o indivíduo na modernidade. Os procedimentos linguísticos que dominam a estrutura dos textos de autoajuda são formulados a partir de premissas apelativas, que visam a facilitar a circulação e a recepção dos referidos textos, junto ao público leitor, consumidor de aconselhamentos de caráter messiânico. E a facilitação ocorre por meio de abordagens com base em estereótipos, chavões, convenções e concepções sócio-culturais mantenedoras da ordem social vigente. O mercado brasileiro de livros de autoajuda cresceu mais de 700%, de 1994 a 2002, enquanto que o mercado editorial como um todo aumentou apenas 35%. Neste trabalho, damos destaque a averiguações acerca do fenomenal êxito do gênero textual em foco, através de procedimentos de crítica literária sobre os livros de autoajuda: Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei, de autoria do brasileiro Paulo Coelho, e Homens são de Marte, mulheres são de Vênus, do norte-americano John Graypt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NilsamiraDaSilvaOliveira_Tese.pdf90,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons