Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20686
Tipo: Dissertação
Título: Programas institucionais: espaços para a (re)construção de saberes de professoras formadoras sobre a inclusão
Autor(es): Paulino, Rafael Cabral
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: A atividade docente tem sido objeto de muitas discussões nos últimos anos, contudo sentimos que os estudos com foco no trabalho do formador ainda são bem escassos. Assim, essa pesquisa tem como principal objetivo investigar, a partir das representações das professoras formadoras sobre o seu agir, se a participação nos programas institucionais causou algum impacto que as fizeram redimensionar sua prática docente com vistas à inclusão. As discussões se vinculam ao campo da Linguística Aplicada (LA), no escopo das pesquisas desenvolvidas no Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI/UFPB) e no Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB), envolvendo o quadro teórico-metodológico do ISD - Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008) em interlocução com as Ciências do Trabalho (CLOT, 2010) e os Saberes Docentes (TARDIF, 2014). A geração dos dados desta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativista, foi realizada por meio de entrevistas realizadas com quatro professoras formadoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que atuaram como coordenadoras do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID). Na análise dos dados, utilizamos o aporte teórico do ISD, mais notadamente, as marcas de pessoas e as vozes. Com base na materialidade linguística, a análise foi organizada a partir dos seguintes conteúdos temáticos: (auto)reflexão sobre ser um formador/professor, o coletivo de trabalho e (re)construção de saberes relacionados a atitudes inclusivas. Os resultados principais apontam para uma (res)significação do agir docente por intermédio do contato direto com a escola que proporcionou a construção de saberes docentes significativos à prática dessas professoras. Essas evidências indicam que o cenário proposto pelo PIBID possibilitou experiências de tomada de consciência sobre a responsabilidade ética frente à demanda por inclusão.
Abstract: The teaching activity has been the subject of several discussions in recent years, however we feel a lack of studies focusing on the work of the teacher-trainer. This study has as its main objective to investigate, through texts, the knowledge (re) constructed and mobilized by four trainers participating in a teaching initiation program and how they were more scathing to the point of making them to reframe the initial training space. The discussions are linked to the field of Applied Linguistics, within the scope of the research developed in the Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI / UFPB) and in the Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT / UFPB), involving the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism - SDI (BRONCKART, 1999; 2006; 2008) in dialogue with the Labor Sciences (CLOT, 2010) and the Teaching Knowledge (TARDIF, 2014). The generation of data from this interpretative research was carried out through interviews with four teacher-trainers from the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) who acted as coordinators of the Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID). In the data analysis, we used the theoretical contribution of the SDI, most notably, the indices of people and the voices. Based on linguistic materiality, the analysis was organized based on the following thematic contents: (self) reflection on being a trainer / teacher, the work group and (re)construction of knowledge related to inclusive attitudes. The main results point to a (re)significance of teaching action through a direct contact with the school that provided the construction of teaching knowledge meaningful to the practice of these teachers. This evidence indicates that the scenario enabled by PIBID has promoted experiences to raise awareness of ethical responsibility in the face of the demand for inclusion.
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Interacionismo Sociodiscursivo
Ciências do Trabalho
Saberes docentes
Formação continuada de formadores
Inclusão
Applied Linguistics
Sociodiscursive Interactionism
Labor Sciences
Teaching knowledge
Continuing training of trainers
Inclusion
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20686
Data do documento: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelCabralPaulino_Dissert.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons