Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Miriam Medeiros de-
dc.date.accessioned2021-08-12T12:00:31Z-
dc.date.available2021-08-11-
dc.date.available2021-08-12T12:00:31Z-
dc.date.issued2020-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20699-
dc.description.abstractThis scientific study aims to recognize the importance of playfulness in early childhood education, using playful games as a model of the practice of living and awareness as a best practice in child development. For this reason, a bibliographic investigation was carried out on the importance of play in early childhood education, where the importance of play during the child's development process is emphasized. In this stage, playfulness is configured in a privileged situation of learning, insofar as it means the use of a resource that is specific to the children's universe for the child's cognitive development. With that, it was observed that games, toys and games are an essential didactic-pedagogical tool for the process of formation and construction of teaching and learning in an explicit way, since in contemporary times the school community is required to have a new posture to meet the demands that the new scenario demands.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-08-12T12:00:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMA11082021.pdf: 1023043 bytes, checksum: 7d0d3223350b6a1c8961e444ec66a943 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T12:00:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMA11082021.pdf: 1023043 bytes, checksum: 7d0d3223350b6a1c8961e444ec66a943 (MD5) Previous issue date: 2020-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleA importância do lúdico no desenvolvimento integral da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marlécio Maknamara da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo científico tem como objetivo reconhecer a importância do lúdico na educação infantil, utilizando os jogos lúdicos como modelo prática da vivência e consciência visando uma melhor prática no desenvolvimento infantil. Por isso foi realizada uma investigação do tipo bibliográfica sobre a importância do brincar na educação infantil, onde enfatiza-se a importância das brincadeiras durante o processo do desenvolvimento da criança. Nessa etapa, o lúdico se configura em uma situação privilegiada de aprendizagem, na medida em que significa a utilização de um recurso que é próprio do universo infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança. Com isso, observou-se que os jogos, brinquedos e as brincadeiras são uma ferramenta didático-pedagógica essencial para o processo de formação e construção do ensino e aprendizagem de forma significativa, já que na contemporaneidade exige-se que a comunidade escolar tenha uma nova postura para atender as demandas que o novo cenário exige.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMA11082021.pdf999,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons