Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20700
Tipo: TCC
Título: O Bullying nas aulas de educação física escolar : uma análise das intervenções pedagógicas dos estagiários da prática de ensino da UFPB
Autor(es): Ferreira, Jonatha de Jesus
Primeiro Orientador: Caminha, Iraquitan de Oliveira
Resumo: O Bullying é um problema social que acomete pessoas dos mais diversos países e classes sociais, sobretudo crianças e adolescentes no período escolar. O bullying é caracterizado como todo ato de violência, seja ela física ou verbal, que ocorre de maneira intencional e repetitiva causando dor e angustia as vítimas em uma relação de desigualdade de poder. Um dos ambientes mais propícios para o acontecimento dessas agressões são as aulas de educação física, pois muitas vezes são motivadas pelo sentimento de competição, o que leva a exclusão daqueles que por alguma característica física ou de gênero são considerados inferiores. O objetivo dessa pesquisa é analisar as intervenções pedagógicas dos estagiários de educação física da UFPB relacionadas ao bullying durante as aulas de educação física escolar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo e estudo de caso, com corte temporal transversal, utilizando-se como técnica de análise de dados a análise de conteúdo. A coleta dos dados aconteceu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada individualmente por meio da plataforma Zoom. Os participantes da pesquisa demonstraram poucos conhecimentos sobre o bullying. As intervenções realizadas para enfrentar o problema são pontuais e intuitivas. Os estudantes relataram não se sentir capacitados para atuar diante das situações envolvendo bullying. Acreditamos que esse estudo pode contribuir significativamente para um melhor entendimento da temática, ajudando na formação docente, bem como promover aulas mais inclusivas.
Abstract: Bullying is a social problem that affects people from the most diverse countries and social classes, especially children and adolescents in the school period. Bullying is characterized as any act of violence, whether physical or verbal, that occurs in an intentional and repetitive manner causing pain and distress to victims in an unequal power relationship. One of the most favorable environments for the occurrence of these aggressions is the physical education classes, as they are often motivated by the feeling of competition, which leads to the exclusion of those who are considered inferior by some physical or gender characteristic. The objective of this research is to analyze the pedagogical interventions of physical education interns at UFPB related to bullying during school physical education classes. It is a qualitative study, descriptive and case study, with a transversal temporal cut, using content analysis as a data analysis technique. Data collection took place through a semi-structured interview conducted individually using the Zoom platform. Survey participants demonstrated little knowledge about bullying. The interventions carried out to face the problem are punctual and intuitive. The students reported not feeling able to act in the face of situations involving bullying. We believe that this study can contribute significantly to a better understanding of the theme, helping in teacher training, as well as promoting more inclusive classes.
Palavras-chave: Bullying
Educação Física
Formação Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20700
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJF18122020.pdf571,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons