Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20702
Tipo: TCC
Título: Nível de conhecimento e aplicabilidade do conteúdo ginástica artística nas aulas de Educação Física Escolar na cidade de João Pessoa/PB
Autor(es): Souza, Daniel Soares de
Primeiro Orientador: Meireles, Cláudio Luiz de Souza
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender o nível de conhecimento e aplicabilidade do conteúdo ginástica artística nas aulas de Educação Física Escolar na cidade de João Pessoa/PB. A partir de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, descritiva comparativa e corte transversal. Foi utilizado como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que continha perguntas com temas centrais, baseadas nos dados da fundamentação teórica, objetivos e pressupostos da pesquisa. Estes foram aplicados a 15 docentes vinculados a escolas públicas e privadas, da cidade de João Pessoa, de ambos os sexos, com a faixa etária entre 20 e 60 anos de idade, intervindo regularmente em escolas. Deste modo, após obter os dados dos sujeitos, que foram captados através de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e textualmente transcritos, as informações foram analisadas através da técnica análise do discurso. A partir dos dados coletados, inferimos que a maioria dos docentes conhecem algumas características relacionadas com o conteúdo Ginástica Artística e o consideram como importante por ser um conteúdo da educação física escolar que contribui no desenvolvimento motor dos escolares. Mas, a maioria não aplica este conteúdo em suas aulas por falta de espaço, conhecimento e materiais.
Abstract: This work aimed to understand the level of knowledge and applicability of artistic gymnastics content in School Physical Education classes in the city of João Pessoa/PB. From a qualitative and quantitative research, of comparative descriptive typology and cross-sectional. A semi-structured interview was used as the data collection method, which contained questions with central themes, based on the data of the theorical foundation, objectives and assumptions of the research. This interview were applied to 15 (fifteen) teachers linked to public and private schools, of both sexes, with the age group between 20 (twenty) and 60 (sixty) years old, regularly participating in schools. In this way, after obtaining the subjects' data, which were captured through Information and Communication Technology (ICT) and verbatim transcribed, the information was analyzed using the technique of discourse analysis. From the data collected, we conclude that most teachers know some characteristics related to the Artistic Gymnastics content and consider it as important because it is a content of school physical education that helps in motor development. But, most do not apply this content in their classes due to lack of space, knowledge and materials.
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Ginástica Artística
Docente
Documentos da Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20702
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSS18122020.pdf511,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons