Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20709
Tipo: TCC
Título: Um olhar sobre o fenômeno do K-POP no evento HQPB em João Pessoa /PB
Autor(es): Oliveira, Luis Henrique Monteiro dE
Primeiro Orientador: Bezerra, Laise Tavares Padilha
Resumo: O fenômeno do K-POP está cada vez mais popularizado no mundo, empenha uma grande influência em diversos aspectos na vida das pessoas que acompanham esse movimento, em nossa pesquisa objetivamos buscar elementos para compreender a relação entre a dança do gênero e os participantes da comunidade no evento. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, a tipologia do tipo descritivo. O corte temporal do tipo transversal, tendo como técnica de análise os pressupostos da análise de conteúdo para entrevistas dos 4 líderes dos grupos e da análise de imagem de Pavis, para os vídeos das 4 últimas edições do festival HQPB, sem nenhuma fase ou procedimento presencial. Destacamos como categorias: a relação do gênero com a comunidade, estruturas dos grupos, preparação para os eventos, as políticas culturais, relação dos grupos do meio, tempo de experiência, motivação e a origem dos grupos. O concurso K-POP é a atração do HQPB que mais atrai público, os grupos que são compostos por integrantes de todos os gêneros e idades que juntos compartilham o mesmo sentimento e preferências. Esse gênero conseguiu derrubar barreiras do idioma e tem se estabelecido como uma manifestação que cresce a cada ano, no Brasil e no mundo. Destacamos que seu crescimento se dá pelos eventos e por meios de mídias de massa, canais próprios em sites como Youtube. Os grupos envolvidos no evento desenvolvem todas as funções possíveis para a produção de seus espetáculos. Cabe destacar que ao refletirmos sobre a possibilidade de olhar esse fenômeno no contexto das aulas de Educação Física, consideramos a importância do pertencimento, do olhar para o que os jovens têm praticado no cotidiano de sua comunidade, tais práticas podem e devem ser tematizadas no cotidiano das aulas de Educação Física. O gênero é de grande adequação para a criação de novos hábitos de atividade física. O processo de criação coletiva é outro fator importante que pode ser tematizado em aulas, além do conhecimento de outras culturas. Por outro lado, nossa pesquisa também apontou que apesar da crescente popularidade e da imensa quantidade de público que o fenômeno do K-POP, não há incentivo ou políticas de inclusão do fenômeno para projetos culturais apoiados pelo governo do estado da Paraíba. Os grupos utilizam o Espaço Cultural José Lins do Rego como ponto de ensaio e planejamento. Outra questão importante é o reconhecimento do diálogo que os grupos fazem com costureiras que circundam suas residências para a confecção dos figurinos. O que faz com que os grupos adquiram um papel significativo na vida dessas pessoas. Diante do grande leque de possibilidades e pontos que o fenômeno do K-POP envolve e os benefícios que o mesmo traz não só para quem pratica e sim para a comunidade envolvida, mostra como esse fenômeno vem se estruturando no contexto da comunidade paraibana e da população brasileira
Abstract: The K-POP phenomenon is increasingly popular in the world, exerts a great influence in various aspects in the lives of people who follow this movement, in our research we aim to seek elements to understand the relationship between the dance of the genre and community participants In the event. The methodology used was of a qualitative nature, the typology of the descriptive type. The cross-sectional temporal cut, using the assumptions of content analysis for interviews with the 4 group leaders and Pavis's image analysis as the analysis technique, for the videos of the last 4 editions of the HQPB festival, without any stage or face-to-face procedure . We highlight as categories: the relationship of gender with the community, group structures, preparation for events, cultural policies, relationship between groups in the environment, time of experience, motivation and the origin of the groups. The K-POP contest is the attraction of HQPB that attracts the most audience, groups that are composed of members of all genders and ages who together share the same feeling and preferences. This genre managed to break down language barriers and has established itself as a manifestation that grows every year, in Brazil and around the world. We emphasize that its growth is due to events and mass media, own channels on sites such as Youtube. The groups involved in the event develop all possible functions for the production of their shows. It is worth noting that when we reflect on the possibility of looking at this phenomenon in the context of Physical Education classes, we consider the importance of belonging, of looking at what young people have practiced in the daily life of their community, such practices can and should be thematized in daily life of Physical Education classes. Gender is highly suitable for creating new physical activity habits. The collective creation process is another important factor that can be discussed in classes, in addition to knowledge of other cultures. On the other hand, our research also pointed out that despite the growing popularity and the immense amount of public that the K-POP phenomenon has, there is no incentive or policies for the inclusion of the phenomenon for cultural projects supported by the government of the state of Paraíba. The groups use the José Lins do Rego Cultural Space as a rehearsal and planning point. Another important issue is the recognition of the dialogue that groups have with seamstresses that surround their homes to make the costumes. What makes groups acquire a significant role in these people's lives. Given the wide range of possibilities and points that the K-POP phenomenon involves and the benefits it brings not only for those who practice it, but for the community involved, it shows how this phenomenon has been structuring in the context of the community of Paraíba and the population Brazilian.
Palavras-chave: K-POP
Educação Física
Politicas culturais
Grupos de dança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20709
Data do documento: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHMO16072021.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons