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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20724| Tipo: | TCC |
| Título: | Vivência do (no) estágio supervisionado remoto no curso de Licenciatura em Química |
| Autor(es): | Santos, Valeska Araújo dos |
| Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
| Primeiro Coorientador: | Carneiro, Kalline de Almeida Alves |
| Resumo: | Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o estado de calamidade pública frente a contaminação gerada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Este fato afetou mundialmente os sistemas educacionais, provocando a suspenção de atividades presenciais de instituições de ensino como escolas, universidades e faculdades. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Portaria Nº 090/GR/REITORIA/UFPB, determinou a suspensão de todas as aulas presenciais no âmbito da UFPB, enquanto permanecesse a emergência de saúde decorrente da Covid-19. E desde então, em caráter excepcional e temporário, a oferta de atividades de ensino e de aprendizagem vem ocorrendo de maneira remota. Dentre essas atividades, encontra-se o Estágio Supervisionado obrigatório para os cursos de licenciatura, o qual vem sendo ofertado a critério da coordenação do curso ou da coordenação do estágio, respeitando as particularidades e a legislação de cada campo de atuação profissional, bem como as regras de distanciamento social orientadas pela OMS. Conforme apresentado, esse trabalho teve como objetivo analisar as vivências dos(as) discentes do(no) Estágio Supervisionado remoto no curso de Licenciatura em Química, durante o período 2020.2. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, quanto aos objetivos traçados e de estudo de campo, em relação aos procedimentos utilizados. Participaram onze (11) discentes das disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV em Química de uma universidade federal do interior da Paraíba. Os dados foram construídos a partir do envio por e-mail do link de um questionário virtual elaborado no Google Forms, com questões objetivas e discursivas, o qual tinha como finalidade conhecer a realidade dos(as) participantes, no que se refere às condições de moradia, estudo, trabalho, equipamentos tecnológicos e saúde mental durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de uma entrevista semiestruturada, realizada via mensagem de áudio no WhastApp, cujas questões estavam relacionadas às vivências dos(as) estagiários(as) no Estágio Supervisionado remoto no curso de licenciatura em Química. Os resultados obtidos foram analisados a partir da elaboração de gráficos baseados nas questões objetivas e nas respostas selecionadas dos questionamentos subjetivos, apresentadas de forma literal. Baseado nos resultados percebemos que o Estágio Supervisionado, embora realizado de maneira remota, proporcionou aos(as) estagiários(as) a oportunidade para vivenciar e refletir sobre as necessidades emergentes da Educação Básica e do Ensino Superior, num momento de aprendizagem apresentado pela pandemia da Covid-19. |
| Abstract: | On March 11 of 2020, the World Health Organization (WHO) declared a state of public calamity due to the widespread contamination by the Covid-19 pandemic, a disease caused by the new coronavirus (Sars-Cov-2). The worldwide educational system was affected by the pandemic, forcing the suspension of in-person activities by schools, universities, and colleges. The Universidade Federal da Paraíba (UFPB), by Ordinance No. 090/GR/REITORIA/UFPB, determined the suspension of all classroom classes within the UFPB scope during the health emergency state from Covid-19. Therefore, the teaching and learning activities have been carried out remotely on an exceptional and temporary basis. Among the curricular activities, the supervised internship for undergraduate courses is offered under the direction of the course coordination or the internship coordination, respecting the particularities and legislation of academic area activity and the WHO recommendations. This work aimed to analyze students' experiences in the remote supervised internship of the Chemistry major during 2020.2. The research took a qualitative approach of descriptive character regarding the outlined objectives and field study related to the procedures used. Eleven (11) students participated in the Supervised Internship II and IV in a Chemistry course from a federal university in the interior of Paraíba. Data were collected via a virtual Google Forms questionnaire sent by e-mail, with objective and discursive questions, aiming to assess the participants' reality concerning the conditions of housing, study, work, technological equipment, and mental health during the remote teaching. A semi-structured performed via WhatsApp audio message, with questions related to the interns' experiences in the remote Supervised Internship in the undergraduate Chemistry major. The results obtained were analyzed from the elaboration of graphs based on objective questions and selected answers from subjective questions, presented literally. Based on the results, we concluded that the Supervised Internship, although performed remotely, provided the intern the opportunity to experience and reflect on the emerging needs o |
| Palavras-chave: | Pandemia da Covid-19 Ensino remoto emergencial Estágio docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS-QUIMÍCA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Química |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20724 |
| Data do documento: | 28-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Agronomia |
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