Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Karolina de Araújo-
dc.date.accessioned2021-08-13T14:48:23Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-08-13T14:48:23Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20725-
dc.description.abstractThinking about the teaching of mathematics in basic education and reflecting on the difficulties encountered by both teachers and students, a question raised for the production of this work was about how students deal with mathematical problems when placed in a context. It was with this in mind that this work was developed, bringing Pólya's methods, which was the precursor of the literature on problem solving, to solve some sharing problems present in the book "The Man who Calculated" by Malba Tahan, which brings mathematics in a recreational perspective, presenting it in a light and captivating way. This paper will present a biography of Professor Julio Cesar, including the creation of his pseudonym Malba Tahan, a brief bibliographic research about the sharing problems, based on the studies conducted by Jadilson R. Almeida (2011, 2016) and a bibliographic research about problem solving in the light of the work developed by George Pólya "The Art of Problem Solving". In the sequence a meeting of ideas is presented between the sharing problems in the book "The Man Who Calculated" and George Pólya's method for solving problems, with the aim of seeking solutions, to understand the solutions presented in the book, analyzing is one of de problems chosen solutions given by students of basic education. The work also seeks to study alternative means for the solutions found using tools such as Excel, for example.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-13T14:48:23Z No. of bitstreams: 1 AKAO13082021.pdf: 928521 bytes, checksum: 1dcfeff8815ff8e0a365e3c52686918a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-13T14:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AKAO13082021.pdf: 928521 bytes, checksum: 1dcfeff8815ff8e0a365e3c52686918a (MD5) Previous issue date: 2021-07-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAnálise matemática - Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectMalba Tahanpt_BR
dc.subjectProblemas de partilhapt_BR
dc.titleO encontro de Júlio Cesar e Mello e Souza e George Pólya: uma narrativa ficcional sobre resolução de problemas de partilhapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos-
dc.description.resumoPensando no ensino da matemática na educação básica e refletindo sobre as dificuldades encontradas tanto pelos professores como pelos alunos, um questionamento levantado para a produção deste trabalho foi sobre como os alunos lidam com os problemas matemáticos quando colocados em um contexto. Foi nesse intuito que esse trabalho foi desenvolvido, trazendo os métodos de Pólya, que foi o precursor das literaturas sobre resolução de problemas, para resolver alguns problemas de partilha presentes no livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan, que traz a matemática numa perspectiva recreativa, apresentando-a numa forma leve e cativante. Este trabalho vai apresentar uma biografia do professor Júlio César, incluindo a criação do seu pseudônimo Malba Tahan, uma breve pesquisa bibliográfica sobre os problemas de partilha, baseadas nos estudos realizados por Jadilson R. Almeida (2011, 2016) e uma pesquisa bibliográfica acerca da resolução de problemas à luz do trabalho desenvolvido por George Pólya “A Arte de Resolver Problemas”. Na sequência é apresentado um encontro de ideias entre os problemas de partilha do livro “O Homem que Calculava” e o método de George Pólya para resolução de problemas, com o objetivo de buscar soluções, de entender as soluções apresentadas no livro, analisando em um dos problemas escolhidos soluções dadas por alunos do ensino básico. O trabalho busca também estudar meios alternativos para as soluções encontradas usando ferramentas como o Excel, por exemplo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKAO13082021.pdf906,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.