Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cícera Tayane Soares da-
dc.date.accessioned2021-08-16T14:06:45Z-
dc.date.available2021-02-16-
dc.date.available2021-08-16T14:06:45Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20733-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-08-03T17:49:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf: 57480266 bytes, checksum: 778e7bb10ebabf940bde582d9d7dd6fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-16T14:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf: 57480266 bytes, checksum: 778e7bb10ebabf940bde582d9d7dd6fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T14:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf: 57480266 bytes, checksum: 778e7bb10ebabf940bde582d9d7dd6fe (MD5) Previous issue date: 2016-08-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectForró eletrônicopt_BR
dc.subjectCríticaspt_BR
dc.subjectOrigempt_BR
dc.subjectObjetificação da mulherpt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectElectronic forrópt_BR
dc.subjectCriticspt_BR
dc.subjectOriginspt_BR
dc.subjectObjectification of womenpt_BR
dc.subjectCommodificationpt_BR
dc.title“É de verdade ou é de plástico?”: formas e sentidos das críticas ao forró eletrônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Chianca, Luciana de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264064005369443pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951806835065765pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute as críticas realizadas ao forró eletrônico envolvendo músicos, secretários de cultura, professores universitários, produtores de eventos e apreciadores do forró eletrônico. A partir dos postulados de tais autoridades, o trabalho visa entender as formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico, compreendendo seus sentidos e significados. Mais do que apontar distinções, cabe-nos entender a que pilares tais críticas estão alicerçadas. Para isso, recorremos às três críticas mais frequentes que fazem referência, por sua vez, à questão da origem, da objetificação da mulher e da mercantilização. A partir dessas questões, iremos perceber como a questão do gosto constitui-se em uma prerrogativa importante para que tais posicionamentos sejam concretizados. Assim, tenta-se compreender como e porque essas críticas são frequentemente usadas para deslegitimar o forró eletrônico e sua importância cultural para a região do Cariri e para todo o Nordeste. A partir de tal roteiro, evidenciamos como esses espaços de crítica e observação do fenômeno (origem, objetificação da mulher e mercantilização) confluem para produzir um discurso a partir de agentes e setores específicos da sociedade sobre o forró eletrônico em um contexto de disputa por significados e representação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf56,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons