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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Cícera Tayane Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T14:06:45Z | - |
dc.date.available | 2021-02-16 | - |
dc.date.available | 2021-08-16T14:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20733 | - |
dc.description.abstract | This dissertation discusses the criticisms made to the electronic forró involving musicians, culture secretaries, professors, event producers and lovers of electronic forró. From the postulates of such authorities, the dissertation aims to understand forms and meanings of criticism to electronic forró, understanding their senses and meanings. More than pointing distinctions, we aims to understand in what pillars such critics are grounded to. For this, we use the three most frequent criticism observed: the origin, the objectification of women and commodification. From these questions, we will see how the taste issue constitutes an important prerogative for such positions are realized. Thus, we attempt to understand how and why these criticisms are often used to delegitimize the electronic forró and its cultural significance. From this script, we noted how these spaces and critical phenomenon of observation (origin, women's objectification and commodification) converge to produce a speech from agents and specific sectors of society on electronic forró in a context of struggle for meaning and representation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-08-03T17:49:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf: 57480266 bytes, checksum: 778e7bb10ebabf940bde582d9d7dd6fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-16T14:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf: 57480266 bytes, checksum: 778e7bb10ebabf940bde582d9d7dd6fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-16T14:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiceraTayaneSoaresDaSilva_Dissert.pdf: 57480266 bytes, checksum: 778e7bb10ebabf940bde582d9d7dd6fe (MD5) Previous issue date: 2016-08-29 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Forró eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Críticas | pt_BR |
dc.subject | Origem | pt_BR |
dc.subject | Objetificação da mulher | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização | pt_BR |
dc.subject | Electronic forró | pt_BR |
dc.subject | Critics | pt_BR |
dc.subject | Origins | pt_BR |
dc.subject | Objectification of women | pt_BR |
dc.subject | Commodification | pt_BR |
dc.title | “É de verdade ou é de plástico?”: formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chianca, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4264064005369443 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0951806835065765 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação discute as críticas realizadas ao forró eletrônico envolvendo músicos, secretários de cultura, professores universitários, produtores de eventos e apreciadores do forró eletrônico. A partir dos postulados de tais autoridades, o trabalho visa entender as formas e sentidos das críticas ao forró eletrônico, compreendendo seus sentidos e significados. Mais do que apontar distinções, cabe-nos entender a que pilares tais críticas estão alicerçadas. Para isso, recorremos às três críticas mais frequentes que fazem referência, por sua vez, à questão da origem, da objetificação da mulher e da mercantilização. A partir dessas questões, iremos perceber como a questão do gosto constitui-se em uma prerrogativa importante para que tais posicionamentos sejam concretizados. Assim, tenta-se compreender como e porque essas críticas são frequentemente usadas para deslegitimar o forró eletrônico e sua importância cultural para a região do Cariri e para todo o Nordeste. A partir de tal roteiro, evidenciamos como esses espaços de crítica e observação do fenômeno (origem, objetificação da mulher e mercantilização) confluem para produzir um discurso a partir de agentes e setores específicos da sociedade sobre o forró eletrônico em um contexto de disputa por significados e representação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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