Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20738| Tipo: | TCC |
| Título: | Aulas remotas e tempos de pandemia: a percepção dos professores de química do ensino médio |
| Autor(es): | Araújo, Vania Michelle Oliveira de |
| Primeiro Orientador: | Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira de |
| Resumo: | A Pandemia caracterizada pela presença de um vírus que assolou o mundo com sua característica de alta transmissibilidade e letalidade levou a uma mudança repetina na rotina das pessoas em todo o mundo. A área da educação foi uma das mais atingidas e todos tiverem que se adapatar às aulas remotas, de uma forma rápida e com pouco conhecimento da tecnologia necessára. Isso trouxe angústia e necessidade de reivenção principalmente por parte dos professores. O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão acerca do ensino de química em escolas de ensino básico e os impactos da pandemia da covid-19 e o ensino remoto em 2020. Tem como objetivo identificar,a partir da visão dos professores as dificuldades e conquistas desses profissionais durante os primeiros meses de ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza predominantemente qualitativa. Para obter os dados, um questionário foi aplicado para os professores que lecionam na rede pública e particular de ensino básico. Após analisar os questionários, foi possível observar que o ensino remoto para as aulas de química ainda é um tema que precisa muito ser explorado pelos professores e a comunidade escolar. E, nesse sentido, a execução dessa modalidade de ensino ainda se encontra como um desafio para esses profissionais. Os resultados evidenciam vários obstáculos, que vão desde problemas de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes. |
| Abstract: | The Epidemic characterized by the presence of a virus that has devastated the world with its characteristic of high transmissibility and lethality has led to a repeated change in the routine of people around the world. The education area was one of the hardest hit and everyone had to adapt to remote classes, quickly and with little knowledge of the necessary technology. This brought anguish and the need for reinvention, especially on the part of the teachers. This course completion work presents a reflection on the teaching of chemistry in elementary schools and the impacts of the covid-19 pandemic and remote education in 2020. Its objective is to understand, from the teachers' point of view, the difficulties and achievements of these professionals during the first months of remote learning. It is an exploratory research of predominantly qualitative nature. To obtain the data, a questionnaire was applied to teachers who teach in public and private primary education. After analyzing the questionnaires, it was possible to observe that remote teaching for chemistry classes is still a topic that really needs to be e xplored by teachers and the school community. And, in this sense, the execution of this teaching modality is still a challenge for these professionals. The results show several obstacles, ranging from problems of access and lack of resources to the need to promote equity for the development of practices that include all students. |
| Palavras-chave: | Aulas remotas - Pandemia do covid-19 Ensino de química Formação continuada docente Tecnologia da informação e comunicação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Química |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20738 |
| Data do documento: | 23-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VMOA16082021.pdf | 931,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
