Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Caio Patrick Queiroz de-
dc.date.accessioned2021-08-16T22:03:53Z-
dc.date.available2021-07-21-
dc.date.available2021-08-16T22:03:53Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20773-
dc.description.abstractThe way that the individual manages their resources balancing what they have and their needs is extremely important, thus the financial education produced in the training of these people and a set of knowledge is necessary. Therefore, this monograph aims to analyze the behavioral, social and practical factors that influence the indebtedness of the residents of João Pessoa-PB, in order to draw a profile of the indebted and identify the opportunity for improvement through Financial Education. It was determined as a methodology the qualitative-quantitative research of descriptive and exploratory nature. The collection instrument consisted of a semi-structured questionnaire in the Google Forms tool, consisting of 23 questions. 168 respondents participated in the investigation and the survey results made it possible to relate data on gender, age group, education level and marital status to issues related to financial education, indebtedness and personal finance. In part of the questionnaire, the Likert scale methodology was used and the correlation between the variables analyzed was analyzed by calculating the Spearman correlation coefficient. The results induced that there is a positive correlation of 0.419 between respondents who claimed to have knowledge of financial education and if they control spending, dare people who claimed to have a good level of financial education also made the practice of controlling expenses, in addition, there is a direct proportional and moderate correlation of 0.425 between people who had most of their income committed and the frequency with which they partially paid the credit card bill, thus showing respondents who have a higher frequency of Compromised credit of monthly income also had a higher frequency for non-payment of the credit card bill in full. Another result is that 74.4% of respondents had to make some type of spending cuts during the pandemic and these 54.17% of respondents had a reduced family income for the same reason.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-16T22:03:53Z No. of bitstreams: 1 CPQL16082021.pdf: 858633 bytes, checksum: e9e15c3d36e65d0af11048c6c9251461 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T22:03:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CPQL16082021.pdf: 858633 bytes, checksum: e9e15c3d36e65d0af11048c6c9251461 (MD5) Previous issue date: 2021-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo sobre as finanças pessoais e endividamento dos moradores da cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.description.resumoA forma que o indivíduo gerencia seus recursos balanceando o que tem em posse e suas necessidades é extremamente importante, dessa forma a educação financeira tem relevância na formação dessas pessoas e se faz necessário um conjunto de conhecimentos. Por isso está monografia tem o objetivo de analisar os fatores comportamentais, sociais e práticas que influenciam o endividamento dos moradores de João Pessoa-PB de modo a traçar um perfil dos endividados e identificar oportunidades de melhoria por meio da Educação Financeira. Determinou-se como metodologia a pesquisa de natureza quali-quantitativa de caráter descritivo e exploratório. O instrumento de coleta se constituiu por meio de um questionário semiestruturado na ferramenta Google forms, composto de 23 perguntas. Participaram da investigação 168 respondentes e os resultados da pesquisa possibilitaram relacionar dados relativos ao sexo, faixa etária, nível de escolaridade e estado civil às questões relativas à educação financeira, endividamento e finanças pessoais. Em parte do questionário, utilizou-se a metodologia da escala de Likert e analisou-se a correlação entre as variáveis analisadas por meio do cálculo do coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados mostraram que existe correlação positiva de 0,419 entre os entrevistados que afirmaram ter conhecimento de educação financeira e se os mesmos fazem controle dos gastos, ouse já as pessoas que afirmaram possuir um bom nível de educação financeira também faziam a pratica de controlar as despesas, além disso mostrou que existe uma correlação diretamente proporcional e moderada de 0,425 entre as pessoas que tinham maior parte da sua renda comprometida e a frequência as quais pagavam de forma parcial a fatura do cartão de crédito, mostrando então os entrevistados que possuam uma frequência maior do comprometimento da renda mensal também possuíam uma frequência maior para o não pagamento total da fatura de cartão de credito. Outro resultado é que 74,4% dos entrevistados tiveram que fazer algum tipo de corte de gasto durante a pandemia e desses 54,17% dos entrevistados tiveram a renda familiar reduzida devido ao mesmo motivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Finanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPQL16082021.pdf838,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.