Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVicente, Felipe Roque-
dc.date.accessioned2021-08-16T22:34:42Z-
dc.date.available2021-07-21-
dc.date.available2021-08-16T22:34:42Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20776-
dc.description.abstractActive methodologies are important tools for teaching and for the teaching-learning process, and when their use is planned to achieve educational goals, their importance becomes more significant. This research had as general objective to identify the use of active methodologies in remote education for the fulfillment of educational objectives in the Accounting Sciences course at UFPB. To achieve the objective, it was decided to develop a quantitative research, for this, a literature review was carried out, a survey through questionnaires, via google forms sent to the 27 professors of the Accounting Sciences Course at UFPB who were active in the remote period, in which this study was carried out, the data were analyzed using descriptive statistics techniques using Excel. The results indicated that more than 70% of the teachers who were active in the remote period already use active methodologies, in face-to-face teaching, and continued to use them during the period of remote teaching by digital means; the best known active methodologies are Problem Based Learning, Inverted Lecture and Case Study. The active methodology most used in both face-to-face and remote teaching was the Case Study; the respondents considered the educational goals at the time they opted for an active methodology and the active methodologies that most contributed to achieving the educational goals were: o Case study; Problem-based Learning; the inverted Classroom; and Game-based Learning. The study concluded that teachers use and know in a preponderant and significant way active methodologies and are able to relate their use to the achievement of educational goals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-16T22:34:42Z No. of bitstreams: 1 FRV16082021.pdf: 750987 bytes, checksum: 8065d4f1a173aac75db924dc2b361b76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T22:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRV16082021.pdf: 750987 bytes, checksum: 8065d4f1a173aac75db924dc2b361b76 (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectObjetivos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleO uso das metodologias ativas para alcançar os objetivos educacionais: visões de docentes do curso de Ciências Contábeis da UFPB durante o período de ensino remotopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitag, Viviane da Costa-
dc.description.resumoAs metodologias ativas são instrumentos importantes para a docência e para o processo de ensino aprendizagem, e quando seu uso é planejado para alcançar os objetivos educacionais sua importância torna-se mais significativa. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar o uso de metodologias ativas no ensino remoto para o cumprimento de objetivos educacionais no curso de Ciências Contábeis da UFPB. Para alcançar o objetivo, optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, um levantamento por meio de questionários, via google forms enviados para os 27 professores do Curso de Ciências Contábeis da UFPB que estavam em atividade no período remoto, o qual se deu a execução desse estudo, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva utilizando o Excel. Os resultados indicaram que mais de 70% dos professores que estavam em atividade no período remoto já utilizam as metodologias ativas, no ensino presencial, e continuaram a utilizá-las durante o período de ensino remoto por meios digitais; as metodologias ativas mais conhecidas são a Aprendizagem baseada em problemas, a Aula invertida e o Estudo de caso. A metodologia ativa mais utilizada tanto no ensino presencial como no ensino remoto foi o Estudo de caso; os respondentes consideraram os objetivos educacionais no momento que optaram por uma metodologia ativa e as metodologias ativas que mais contribuíram para atingir os objetivos educacionais foram: o Estudo de caso; a Aprendizagem baseada em problemas; a Aula invertida; e a Aprendizagem baseada em jogos. O estudo concluiu que os docentes utilizam e conhecem de forma preponderante e significativa as metodologias ativas e conseguem relacionar o seu uso ao alcance dos objetivos educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Finanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRV16082021.pdf733,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.