Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Gilberto Cristiano da-
dc.date.accessioned2021-08-17T17:45:54Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-08-17T17:45:54Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20790-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-13T13:58:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf: 3593113 bytes, checksum: 7d983fb0650adf4abec44dbb910d8a26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-17T17:45:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf: 3593113 bytes, checksum: 7d983fb0650adf4abec44dbb910d8a26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-17T17:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf: 3593113 bytes, checksum: 7d983fb0650adf4abec44dbb910d8a26 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para a sustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEntrevista fotográficapt_BR
dc.titleA educação para a sustentabilidade e os vínculos na formação de estudantes do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787784035900167pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5355651274622065pt_BR
dc.description.resumoO debate a respeito da sustentabilidade vem crescendo devido ao aumento dos problemas ambientais e sociais nos últimos tempos. A educação é considerada uma ferramenta essencial para transformação dessa realidade por meio da disseminação dos princípios sustentáveis. E a inserção das temáticas associadas à sustentabilidade no contexto do ensino superior mostram-se presentes em diversas áreas e se vinculam a educação como aliada na conscientização e construção de indivíduos que transportarão esses ensinamentos para vida pessoal e profissional. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior apresentam um papel significativo em educar para a sustentabilidade. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender os vínculos da Educação para a Sustentabilidade (EpS) na formação de estudantes em uma instituição de ensino superior. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista fotográfica com 28 estudantes de diversos cursos vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba, bem como levantamento documental. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Os resultados obtidos indicam que todos os cursos do CCSA possuem ao menos uma disciplina que trate de assunto relacionado à sustentabilidade, além de considerar aspectos da sustentabilidade em seus PPC’s no objetivo, nas competências e habilidades, no perfil do egresso e no campo de atuação profissional. Em relação à percepção dos discentes do CCSA sobre a sustentabilidade em seu contexto de formação, foram identificadas sete categorias, a saber: (a) Impacto na Sociedade; (b) Vida Saudável no Campus; (c) Inclusão e Acessibilidade; (d) Comunicação no Campus; (e) Administração de Resíduos e Reciclagem; (f) Gestão Administrativa; e (g) Infraestrutura. Os resultados apontam ainda que existem quatro vínculos da EpS na formação dos estudantes do CCSA da UFPB, que são: (i) Institucional, (ii) Curricular, (iii) Rotina no Campus e (iv) Áreas Verdes. Desse modo, apesar de ainda existir um longo percurso em direção à sustentabilidade, a UFPB demonstra por meio dos desafios já superados e dos vínculos encontrados que ela caminha nessa direção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons