Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva Junior, Gilberto Cristiano da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T17:45:54Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29 | - |
dc.date.available | 2021-08-17T17:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20790 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-13T13:58:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf: 3593113 bytes, checksum: 7d983fb0650adf4abec44dbb910d8a26 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-17T17:45:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf: 3593113 bytes, checksum: 7d983fb0650adf4abec44dbb910d8a26 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-17T17:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf: 3593113 bytes, checksum: 7d983fb0650adf4abec44dbb910d8a26 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação para a sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Entrevista fotográfica | pt_BR |
dc.title | A educação para a sustentabilidade e os vínculos na formação de estudantes do ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8787784035900167 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5355651274622065 | pt_BR |
dc.description.resumo | O debate a respeito da sustentabilidade vem crescendo devido ao aumento dos problemas ambientais e sociais nos últimos tempos. A educação é considerada uma ferramenta essencial para transformação dessa realidade por meio da disseminação dos princípios sustentáveis. E a inserção das temáticas associadas à sustentabilidade no contexto do ensino superior mostram-se presentes em diversas áreas e se vinculam a educação como aliada na conscientização e construção de indivíduos que transportarão esses ensinamentos para vida pessoal e profissional. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior apresentam um papel significativo em educar para a sustentabilidade. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender os vínculos da Educação para a Sustentabilidade (EpS) na formação de estudantes em uma instituição de ensino superior. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista fotográfica com 28 estudantes de diversos cursos vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba, bem como levantamento documental. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Os resultados obtidos indicam que todos os cursos do CCSA possuem ao menos uma disciplina que trate de assunto relacionado à sustentabilidade, além de considerar aspectos da sustentabilidade em seus PPC’s no objetivo, nas competências e habilidades, no perfil do egresso e no campo de atuação profissional. Em relação à percepção dos discentes do CCSA sobre a sustentabilidade em seu contexto de formação, foram identificadas sete categorias, a saber: (a) Impacto na Sociedade; (b) Vida Saudável no Campus; (c) Inclusão e Acessibilidade; (d) Comunicação no Campus; (e) Administração de Resíduos e Reciclagem; (f) Gestão Administrativa; e (g) Infraestrutura. Os resultados apontam ainda que existem quatro vínculos da EpS na formação dos estudantes do CCSA da UFPB, que são: (i) Institucional, (ii) Curricular, (iii) Rotina no Campus e (iv) Áreas Verdes. Desse modo, apesar de ainda existir um longo percurso em direção à sustentabilidade, a UFPB demonstra por meio dos desafios já superados e dos vínculos encontrados que ela caminha nessa direção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GilbertoCristianoDaSilvaJunior_Dissert.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons