Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20812
Tipo: TCC
Título: Análise do desempenho econômico-financeiro das Instituições de Ensino Superior brasileiras privadas listadas na B3 durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Aguiar, Juliana Felix de
Primeiro Orientador: Carvalho, Patrícia Lacerda de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar qual o impacto da pandemia da Covid-19 sobre os índices de desempenho econômico-financeiro das Instituições de Ensino Superior listadas na Bolsa de Valores Brasileira. Através dos indicadores econômico- financeiros, pode-se obter informações sobre a saúde financeira das empresas, que servem como base para tomada de decisão por parte dos usuários da contabilidade. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada a metodologia quantitativa e em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental. Para análise dos indicadores econômico-financeiros, foram utilizados os índices de liquidez, rentabilidade e endividamento. Os resultados indicam que as Instituições de Ensino Superior obtiveram resultados diferentes ao longo do período analisado, em especial no ano de 2020. Como empresa que obteve os melhores indicadores, destaca-se a Anima, que registou aumento nos índices de liquidez e redução nos índices de endividamento. As empresas Ser Educacional e YUDQS, apresentaram resultados semelhantes, com aumentos nos índices de liquidez e também nos índices de endividamento. A Cogna apresentou os piores resultados, apesar de ter aumento nos índices de liquidez, houveram reduções em seus índices de rentabilidade e significativos aumentos nos índices de endividamento. Ao concluir esta pesquisa, é possível inferir que as consequências econômico-financeiras advindas da pandemia não são uniformes para as Instituições de Ensino Superior.
Abstract: This research have the goal to identify the impact of the Covid-19 pandemic on the performance of economic-financial indicators of Higher Education Institutions listed on the Brazilian Stock Exchange.Through economic-financial indicators we can get information about the financial health of companies, which serves as a basis for decision making by accounting users. To achieve this goal, was adopted a quantitative methodology and in relation to the procedures, it is a documental research. To analyze the economic-financial indicators, were used liquidity, profitability and indebtedness indices. The results indicate that Higher Education Institutions achivied different results over the analyzed period, especially in 2020. As the company that achivied the best indicators, Anima stands out, which registered an increase in liquidity ratios and a reduction in indebtedness ratios.The companies Ser Educacional and YUDQS presented similar results, wich increases in the liquidity ratios and also in the debt ratios. Cogna had the worst results, despite an increase in liquidity ratios, there were reductions in its profitability ratios and significant increases in debt ratios. Concluding this research, it’s possible to infer that the economic-financial consequences arising from the pandemic are not uniform for the Higher Education Institutions.
Palavras-chave: Covid-19
Índice econômico-financeiro
Bolsa de Valores Brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Departamento de Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20812
Data do documento: 13-Jul-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFA18082021.pdf432,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.