Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Lucas Venâncio-
dc.date.accessioned2021-08-19T14:45:58Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-08-19T14:45:58Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20818-
dc.description.abstractWith the advancement of technologies, tools emerged to help in many areas of society, including education. Many websites, applications and other technological tools have emerged with the aim of helping students and teachers in the contents studied in the classroom. YouTube is a platform that emerged with the objective of sharing videos and that, over time, has become a great educational tool that helps in teaching, not only Mathematics, but other subjects as well. Thus, this work is concerned with analyzing the relationship of students with the Youtube platform as a tool for accessing mathematical content. Before the period of the pandemic caused by Covid-19 in Brazil, many students were already looking for ways to solve the difficulties they encountered in the classroom and, with the beginning of it, there was a need to adapt to remote teaching and teachers sought ways to broadcast their classes and maintain good communication with students online, so many of them chose to use YouTube as a means of transmission of classes, being possible to keep the videos stored on the website and read students' questions or comments about each posted lesson. In view of the experiences in the classroom, the theoretical foundation and a questionnaire applied to elementary and high school students, in order to identify the students' relationship with YouTube, we were able to verify the importance, advantages and disadvantages of this tool. With this, we conclude that YouTube is a tool that can be further explored in the classroom, both by teachers and students, to aid learning, especially during the pandemic period, in which in-person classes are still suspended.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-19T14:45:58Z No. of bitstreams: 1 LVC19082021.pdf: 903130 bytes, checksum: 0f756e45904bd09218143f27e168cd94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T14:45:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LVC19082021.pdf: 903130 bytes, checksum: 0f756e45904bd09218143f27e168cd94 (MD5) Previous issue date: 2021-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPlataforma YouTube - Ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação - Tecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.titleO YouTube como ferramenta de aprendizagem na matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriano Alves de-
dc.description.resumoCom o avanço das tecnologias, surgiram ferramentas para auxiliar em muitas áreas da sociedade, entre elas, na educação. Muitos sites, aplicativos e outras ferramentas tecnológicas surgiram com o intuito de ajudar estudantes e professores nos conteúdos estudados em sala de aula. O YouTube é uma plataforma que surgiu com o objetivo de se compartilhar vídeos e que com o passar do tempo se tornou um grande instrumento pedagógico que auxilia no ensino, não só da Matemática, mas de outras disciplinas também. Assim, este trabalho se preocupa em analisar a relação dos estudantes com a plataforma Youtube como ferramenta de acesso a conteúdos matemáticos. Antes do período da pandemia causada pela Covid-19 no Brasil, muitos estudantes já buscavam maneiras para sanar as dificuldades encontradas por eles em sala de aula e, com o início dela, houve a necessidade de se adaptar ao ensino remoto e os professores buscaram meios para transmitir suas aulas e manter uma boa comunicação com os alunos de forma online, então, muitos deles optaram por utilizar o YouTube como meio de transmissão das aulas, sendo possível manter os vídeos armazenados no site e ler as dúvidas ou comentários dos alunos sobre cada aula postada. Tendo em vista experiências vivenciadas em sala de aula, a fundamentação teórica e um questionário aplicado a alunos do ensino fundamental e médio, com o objetivo de identificar a relação dos estudantes com o YouTube, pudemos verificar a importância, as vantagens e desvantagens dessa ferramenta. Com isso, concluímos que o YouTube é uma ferramenta que pode ser mais explorada em sala de aula, tanto pelos professores, como pelos alunos, para auxiliar a aprendizagem, principalmente durante o período de pandemia, em que as aulas presenciais seguem suspensas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVC19082021.pdf881,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.